Itaquera ganhará novo Terminal de Ônibus

O empreendimento beneficiará 430 mil pessoas por dia e trará mais fluidez ao sistema de transporte da zona leste

A Prefeitura anunciou nesta quinta-feira (05/10) a retomada das obras do novo Terminal de ônibus de Itaquera. A construção do novo terminal beneficiará cerca de 430 mil pessoas que dependem do transporte público da Zona Leste, contribuindo para a modernização e melhor eficiência do sistema de transporte atual. Com prazo de execução previsto de 30 meses, o empreendimento está recebendo um investimento total de R$ 252,3 milhões, sendo R$ 176,9 de recursos da Prefeitura de São Paulo e 75,4 milhões financiados pelo Governo Federal. As obras do novo Terminal Itaquera haviam sido iniciadas em outubro de 2014, paralisadas em dezembro de 2018 e rescindidas contratualmente em fevereiro de 2020 após o Tribunal de Contas da União recomendar a interrupção do envio de recursos do Governo Federal. Em 2021, a Prefeitura, por meio da SPObras, atuou em ações de saneamento do processo junto à União, o que possibilitou a liberação de recursos federais para financiamento das obras remanescentes.

 Novo Terminal de ônibus de Itaquera

O novo terminal terá 36 mil m2 de área construída e será implantado em área vizinha ao atual terminal, ampliando sua capacidade para receber novas linhas de ônibus para atender a crescente demanda da região. Com o objetivo de promover a mobilidade multimodal, ele vai facilitar a integração e transferências para as linhas de alta demanda do Metrô (Linha 3 - Vermelha – Corinthians/Itaquera) e da CPTM (Linha 11 – Coral).

A estrutura terá três andares (mezanino, térreo e piso intermediário) além de dois níveis de subsolo para estacionamento, contendo cerca de 460 vagas para automóveis e 95 vagas para motos. Serão implantadas novas plataformas para embarque e desembarque dos ônibus, salas operacionais, sala de vigilância, salas multiuso, serviços de informação, guichês de bilheterias, escadas rolantes, rampas, elevadores panorâmicos, sanitários públicos, fraldário, refeitório, vestiários, quiosques para uso comercial, acessibilidade, paisagismo, além de adequações viárias com novas alças de acesso ao terminal.

Também está prevista a conclusão de uma passarela de interligação do novo terminal com o existente, o Metrô, a CPTM e o Poupatempo, com a finalidade de facilitar o acesso dos passageiros.

A iniciativa vai proporcionar um espaço mais amplo, confortável e funcional, contribuindo para uma espera mais ágil, além de comodidades e novos serviços para a população.

Processo de Construção Virtual

Em iniciativa inédita no Município, o consórcio contratado deverá desenvolver um modelo digital de construção do novo terminal em 4D através da metodologia BIM – Building Information Modeling ou Modelagem da Informação da Construção.

A adoção do BIM possibilita a compatibilização e consolidação de diferentes disciplinas da engenharia, prevenindo a necessidade de retrabalho. O modelo digital vai permitir a emissão de relatórios de interferências; o planejamento da obra em 4D, simulando a sua construção ao longo do tempo, a fim de reduzir os riscos do não cumprimento de prazos contratuais para execução das obras; e a extração de quantitativos de serviços, conforme orçamento referencial e seus critérios de medição, para alimentar o processo de acompanhamento, fiscalização e medição da obra.