Prefeitura conclui trecho de contenção das margens do Córrego Itaquera Mirim

Área era classificada como risco R4 pela Defesa Civil; Intervenções beneficiam mais de 164 mil pessoal

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está executando uma série de ações para reduzir as áreas de risco da cidade. Entre as iniciativas, está a contenção das margens do Córrego Itaquera Mirim, na Subprefeitura Guaianases, Zona Leste da Capital. Com investimento de R$ 4 milhões, as obras foram finalizadas em março de 2022.

Os trabalhos se estenderam por um trecho de 105 metros, junto das ruas Marinho Arcanjo dos Santos e Baia de Japerica. A SIURB executou a recomposição e contenção das margens do córrego por meio do método conhecido como “muro de gabião”, quando são utilizadas telas de aço galvanizado preenchidas com rochas. Entre as camadas do muro, também foi utilizado concreto armado, o que aumenta a resistência das margens. Todo entorno do trecho que passou por obras recebeu plantio de grama, novo pavimento, passeio em concreto, novas guias e sarjetas.

 Contenção das margens do Córrego Itaquera Mirim, na Zona Leste

Após vistoriar o local, em setembro de 2021, os técnicos da SIURB constataram a situação de risco iminente aos moradores e motoristas que passavam pelo local. O processo erosivo nas margens do córrego havia sido agravado pelas fortes chuvas. O solapamento já atingia o passeio e a via por onde passam carros, ônibus e caminhões. A SIURB tomou, de imediato, todas medidas para garantir a segurança e bem estar da população, com o isolamento da área e contratação da empresa para realização das obras.

Assessoria de Comunicação - SIURB