Prefeitura avança com obras de requalificação na Avenida Santo Amaro e anuncia mudanças no trânsito da região

Com investimento de R$ 74 milhões, uma das principais vias da cidade será totalmente revitalizada

A partir de sábado (02/09), a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) realizará desvios na Av. Santo Amaro no trecho entre a Avenida Juscelino Kubitschek e a Rua Afonso Braz, com o objetivo de avançar com as obras de requalificação e modernização. Durante os trabalhos as três pistas no sentido centro serão interditadas e as três pistas no sentido bairro acomodarão o trânsito na região.

A Prefeitura realizou trabalho de comunicação prévio junto à comunidade para apresentar com antecedência os desvios que serão implantados nesse período. A equipe visitou estabelecimentos comerciais e residências em todo o trecho da avenida que será interditado, com o objetivo de disseminar informações sobre as etapas e prazos de execução das obras, bem como para disponibilizar os canais de atendimento à população.

Desde julho de 2022 uma grande transformação na Avenida Santo Amaro está sendo realizada pela gestão municipal, para torná-la mais moderna, acessível, funcional e segura para a população. Uma das principais vias arteriais da cidade vai ganhar calçadas mais amplas, percursos acessíveis, enterramento de cabos, reforma do corredor e das paradas de ônibus, nova iluminação em LED, além do aperfeiçoamento do sistema de coleta de água e esgoto.

Estão sendo investidos R$ 74 milhões nas obras, com recursos da Operação Urbana Faria Lima. Com a abertura de novas frentes de trabalho e reforço do efetivo, a iniciativa tem como objetivo a conclusão das obras deste trecho até o final de abril de 2024.

A obra contempla interferências no subsolo que envolve o trabalho de cerca de 30 concessionárias, entre operadoras de telecomunicações, esgoto, água, energia e gás.

Nos últimos meses, já foram executados serviços importantes na Avenida Santo Amaro: reforma no canteiro central no trecho entre a Av JK e a Rua Afonso Braz, instalação da nova adutora da rede da Sabesp, conclusão do alargamento da Rua Egito, a criação de uma nova rua destinada à conversão dos ônibus para a Rua Afonso Braz, abertura de valas e demolição das antigas paradas de ônibus, e ainda a execução de pavimento rígido (concreto) em vários pontos da via.

MUDANÇAS NO TRÂNSITO DA AVENIDA SANTO AMARO

- As três pistas no sentido cento no trecho entre a Rua Afonso Braz e Avenida Juscelino Kubitschek serão interditadas para realização das obras de modernização.

- Durante a interdição, a pista no sentido Centro-Bairro vai funcionar assim: faixa da esquerda liberada para todos os veículos no sentido centro, a faixa central exclusiva para o transporte coletivo e a faixa da direita (pista encostada à calcada de pedestres) liberada para todos os veículos no sentido bairro.

- A faixa central, exclusiva para os coletivos, será reversível, operando no sentido do bairro entre 16 e 22 horas, e no sentido do centro no restante do tempo.

- Durante as interdições, não haverá alterações nos itinerários das linhas de ônibus que circulam na Avenida Santo Amaro. No trecho, de 1,2 mil metros, não há pontos de ônibus.

Para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões, ligue 156.

ACESSO GARANTIDO

Os comércios e residências naquela região terão acesso garantido para veículos e pedestres. Durante a etapa de escavações, serão disponibilizadas passagens provisórias para viabilizar a entrada e a saída aos estabelecimentos.

TRÂNSITO MONITORADO

A CET vai monitorar a interdição e orientar o trânsito na região. Haverá reforço da sinalização vertical com placas de advertência e indicação de trajetos alternativos em ambos os sentidos da avenida.

Além disso, faixas e painéis sobre os desvios estão sendo colocados em pontos estratégicos de ruas e avenidas da região para orientar os motoristas. Serão indicados caminhos alternativos para desestimular e minimizar a circulação de veículos naquela área.

ALTERNATIVAS

Avenida Santo Amaro, sentido Centro, deverão seguir à direita na Avenida Hélio Pellegrino, seguir em frente na Rua Inhambu, à esquerda na Avenida República do Líbano e, a partir daí, seguir a orientação existente até a Avenida Brig. Luís Antônio, entrando à direita em direção ao Centro ou à esquerda em direção à Avenida Santo Amaro,

Avenida São Gabriel, sentido bairro, deverão contornar a Praça Dom Gastão Liberal Pinto até acessar o trecho inicial da Av. Santo Amaro no sentido bairro, seguir em frente na Avenida Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Avenida Hélio Pellegrino e à direita na Avenida Santo Amaro.

Avenida São Gabriel, sentido bairro, entrar à direita na Rua Joaquim Floriano, à esquerda na Rua João Cachoeira e à direita na Av. Pres. Juscelino Kubitschek, à esquerda na Rua Prof. Atílio Innocenti, à esquerda na Avenida Hélio Pellegrino e à direita na Avenida Santo Amaro.

NOVA SANTO AMARO

A requalificação da Avenida Santo Amaro abrange melhorias como o alargamento das calçadas, implantação de acessibilidade universal em ambos os lados da via, execução de pavimento de concreto nas faixas exclusivas do corredor de ônibus, faixas de ultrapassagem para ônibus nos trechos de parada para tornar os trajetos mais ágeis, modernização das paradas de ônibus, melhorias na estrutura de drenagem urbana, novo mobiliário, ampliação de áreas verdes e paisagismo, sinalização e comunicação visual, iluminação pública em LED, além do enterramento e ordenamento das redes aéreas de energia elétrica e de telecomunicações.

O enterramento de fios, além de modernizar a infraestrutura urbana, inibe problemas causados por descargas elétricas e fortes tempestades, aumenta a vida útil da fiação, diminui a demanda por manutenção e minimiza casos de vandalismo.

COMUNICAÇÃO E TRANSPARÊNCIA

Com a finalidade de prevenir e reduzir impactos sociais, a SPObras implantou desde o início das obras na Avenida Santo Amaro um Programa de Comunicação Social, que conta com uma equipe dedicada no atendimento à população no canteiro de obras e em canais de comunicação especiais.

Dentro do Programa, estão à disposição da população o telefone 0800 000 2360 (ligação gratuita) e o WhatsApp (11) 98877-1408 para recebimento de demandas por informações, reclamações, denúncias, elogios e sugestões relativas à obra.

Também está em operação um ponto de atendimento presencial no canteiro de obras, localizado na Rua Santa Justina, 41, que funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 17h; e às sextas-feiras, das 8h às 16h.

A Prefeitura está comprometida em manter a população devidamente informada sobre os planos e as ações relacionadas às próximas interdições e às obras em curso, realizando divulgações por meio dos canais oficiais de comunicação, incluindo redes sociais, site institucional e comunicados à imprensa.

Secretaria Especial de Comunicação