Prefeitura trabalha nas obras das novas galerias do Córrego São Luís

Com investimento de R$ 78 milhões, as obras irão beneficiar cerca de 267 mil pessoas que moram na região

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), trabalha desde fevereiro deste ano na construção das novas galerias do Córrego São Luís, na Subprefeitura M’Boi Mirim, Zona Sul. As intervenções irão beneficiar mais de 267 mil pessoas que moram na região. Com investimento de R$ 78,1 milhões e prazo de um ano para sua execução, a obra irá combater as recorrentes enchentes que atingem principalmente a Praça João Fernandes Camisa Nova e Rua Arlindo Fraga de Oliveira.

Desde o início dos trabalhos, mais de 323 metros de galerias já foram concluídos. Agora, estão em obras outros 1.075 metros de novos túneis. As operações estão concentradas na Avenida Maria Coelho Aguiar, onde cerca de 80 funcionários trabalham simultaneamente para dar celeridade à obra.

 Novas galerias no córrego São Luís em obras

As novas galerias, que irão aumentar a capacidade de vazão do Córrego São Luís, melhorando assim o sistema de drenagem do bairro, estão sendo implantadas nas ruas Geraldo Fraga de Oliveira, Aurélio Duarte de Oliveira e Av. Maria Coelho Aguiar, até desaguar no Rio Pinheiros. A extensão do novo túnel para passagem das águas é de aproximadamente 1.400 metros, com diâmetro que varia entre 2,4 e 2,8 metros.

Para reduzir ao máximo o impacto do trânsito na região, as galerias são construídas por meio do método conhecido como “tunnel liner”, quando as escavações acontecem diretamente no subsolo, sem a necessidade de interdições em ruas e avenidas. Estima-se que a obra irá gerar até 1.400 empregos diretos e indiretos.

Também fazem parte das ações previstas no contrato a pavimentação das ruas Aurélio Duarte Oliveira e Geraldo Fraga de Oliveira. Serão implantadas, ainda, novas bocas de lobo no encontro das ruas Geraldo Fraga e Angelino Rondanin.

Assessoria de Comunicação - SIURB