Com investimento de R$ 60,7 milhões, obras contra enchentes beneficiam mais de mil moradores da Comunidade Caboré

Intervenções englobam aumento da capacidade de vazão do Rio Aricanduva para mitigar riscos à população

O prefeito Ricardo Nunes assinou nesta sexta-feira (4) o termo de autorização para o início das intervenções no sistema de drenagem do Rio Aricanduva, na altura da Avenida Caboré, Zona Leste da cidade. Com o investimento de R$ 60,7 milhões só em melhorias, as obras vão beneficiar mais de mil moradores da comunidade com intervenções para aumentar a capacidade de vazão da água, conter os alagamentos e mitigar os riscos à população.

 Comunidade do caboré, na Zona Leste. Foto: SECOM

"Essa é uma região que estava à beira do Rio Aricanduva e alagava tudo, infelizmente com óbitos, mas esperemos resolver essa situação, removendo as famílias, com auxílio, e entrando com uma obra grande de reestruturação que envolve canalização e espaço de lazer, um trabalho importante para salvar vidas", disse Nunes.

As obras na comunidade Caboré contemplam a canalização de 1km do Rio Aricanduva, no trecho entre as Avenidas Caboré, Domingos de Mendonça, Ragueb Chohfi, Jacu Pêssego até a Rua Ione Pinelli.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) trabalha também na contratação das obras de urbanização do Rio Aricanduva, no trecho entre as Avenidas Caboré e Domingos de Mendonça. O projeto prevê canalização de 96 metros, com implantação de uma área recreativa no seu entorno.

“Aqui é o ponto mais baixo dessa região, onde alaga muito, e vamos transformar essa área fazendo um urbanismo social, que na época de chuva vai alagar como se fosse um reservatório, mas que durante o ano poderá ser utilizado para atividades de esporte e lazer”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro.

Moradia

As 757 famílias que vivem neste local começaram a ser removidas pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB), em uma ação que envolve 3 etapas, todas com a inserção delas no auxílio aluguel até o atendimento definitivo com unidade habitacional. A primeira etapa, já concluída, contou com a retirada de 81 famílias, incluídas no auxílio aluguel. A segunda etapa com 83 famílias cadastradas será iniciada em setembro e a segue em planejamento para ser iniciada.

“Há 40 anos essa comunidade convivia com este caos, mas vamos atender mais de mil pessoas. Um trabalho importante para retirar essas pessoas das áreas de risco e salvar vidas”, disse o secretário de Habitação, Milton Vieira.

Lazer para a população

A área social contará com 7,9 mil m² que poderá ser utilizada pela população. Para a parte externa, será implantado mobiliário urbano e equipamentos de lazer, como academia para a 3ª idade, quadra poliesportiva, pista para caminhada com piso drenante, que absorve a água da chuva, playground, bancos de concreto e novo passeio acessível, além de novas guias e sarjetas. Também está previsto paisagismo para o local, com plantio de árvores de pequeno porte.

Secretaria Especial de Comunicação