Secretaria de Obras conclui mais um trecho de contenção das margens do córrego Violão, na Zona Norte

Intervenção também contempla a recuperação do pontilhão que passa sobre o córrego

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) concluiu mais uma obra no córrego Violão, na Zona Norte. A Secretaria executou a recuperação do pontilhão que passa sobre o córrego, e a contenção das suas margens, no trecho entre as Avenidas Manuel Antônio Gonçalves, altura do nº 786, e Franz Liszt. Com investimento de R$19 milhões, a intervenção beneficia os mais de 129 mil moradores no distrito de Vila Medeiros.

 Córrego Violão, na Zona Norte. Foto: SECOM

Após vistoriar o local, a SIURB constatou diversas patologias no terreno, como o solapamento das margens do córrego, que já afetava a estabilidade das fundações dos imóveis do entorno. Além disso, o avançado processo erosivo nas margens do córrego, comprometeu parte da estrutura do pontilhão que passa sobre o local, representando riscos aos pedestres e motoristas que utilizam a passagem.

Para garantir a segurança da população, em outubro de 2022, a Secretaria de Obras iniciou os trabalhos de contenção das margens do córrego. A contenção foi feita utilizando-se paredes de concreto, que além de aumentarem a vazão da água em dias de fortes chuvas, também facilitam a manutenção e a limpeza do córrego, evitando o acúmulo de lixo e outros materiais que possam atrapalhar o curso d’água.

A obra foi finalizada em maio deste ano, com a estabilização de 350 m das margens do córrego, junto com a recuperação das vigas, pilares e pavimento do pontilhão que passa sobre o córrego.

 Pontilhão que passa sobre o córrego. Foto: SECOM

Córrego Violão

Em 2022, a SIURB executou outra intervenção no córrego Violão. Foram investidos cerca de R$ 2,1 milhões na contenção das margens do córrego, no trecho da Av. Manuel Antônio Gonçalves, altura do nº 845. Na ocasião, foi identificado a deterioração das margens, que se intensificava em períodos chuvosos. A situação representava riscos às moradias do entorno. A ação garantiu a segurança e tranquilidade dos moradores da região.

Assessoria de Comunicação - SIURB