Prefeitura de SP inaugura Centro de Educação Infantil (CEI) Lygia Fagundes Telles, na Zona Sul

Nova creche atenderá cerca de 200 crianças; unidade está localizada na Rua Forte da Barra, no Campo Limpo

O prefeito Ricardo Nunes, o secretário de Infraestrutura e Obras, Marcos Monteiro, e o secretário de Educação, Fernando Padula, inauguraram nesta terça-feira (11) o Centro de Educação Infantil (CEI) Lygia Fagundes Telles, localizado na região da subprefeitura do Campo Limpo, zona Sul.

As obras foram iniciadas em outubro de 2021 e concluídas em dezembro do ano passado. Com investimento de R$4,8 milhões nas intervenções, as obras geraram mais de 93 empregos na construção civil.

 CEI Lygia Fagundes Telles

O CEI atenderá cerca de 200 crianças de 0 a 3 anos, fase crucial da vida da criança, pois é quando ocorre um rápido crescimento e desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.

“Será mais uma opção para nossas crianças em um ambiente estruturado e estimulante para desenvolver todas as habilidades dessa etapa tão rica que é a primeira infância”, afirma o secretário Padula.

A importância da primeira infância decorre do fato de que esse período estabelece as bases para o futuro desenvolvimento e bem-estar de uma pessoa. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente influenciável pelas experiências e interações que ela tem com o ambiente.

A unidade educacional será administrada pela Organização da Sociedade Civil (OSCs) Nossa Senhora Rainha da Paz do Jd. Fim de Semana. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura manteve a fila de creche zerada. O atendimento é possível graças a parcerias firmadas com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nas CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas. Atualmente, há mais de 300 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI).

A obra

Construída pelo Departamento de Obras e Manutenção da SIURB, a escola tem 965,65 m² de área construída, o CEI Forte da Barra conta com dois pavimentos, nove salas, sendo três berçários e seis salas minigrupos, brinquedoteca, refeitório, cozinha, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e outros alimentos), playground e solário (local para realização de atividades ao ar livre). Além disso, a creche conta com coordenadoria pedagógica, almoxarifado e sanitários infantis.

 Sala do CEI Lygia Fagundes Telles

Como todas as obras executadas pela Secretaria, o novo Centro está equipado com sistemas sustentáveis em suas instalações, com água de reuso, placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros e módulos fotovoltaicos para geração de energia.

A edificação também atende às normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimão e sinalização em braile.

Assessoria de Comunicação - SIURB