Prefeitura conclui mais um trecho de obras no Córrego Lajeado, no Itaim Paulista

As intervenções se estenderam por 570 metros e beneficiam mais de 373 mil pessoas que moram na região

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) finalizou mais um trecho de obras no Córrego Lajeado, localizado na Subprefeitura de Itaim Paulista, na Zona Leste. Os serviços, executados próximos da Comunidade do Torresmo e na Rua Rio Araranga, foram concluídos ainda em novembro de 2022. A Prefeitura investiu R$ 29,6 milhões nas obras que garantem a segurança da população e dos imóveis do entorno.

 Trecho concluído das obras no Córrego Lajeado

A necessidade das obras foi determinada após a SIURB vistoriar o local, e constatar que o processo erosivo do local colocava em risco a população que mora no entorno do Córrego Lajeado, além e danificar as fundações dos imóveis ao longo das margens. As obras foram iniciadas em maio e finalizadas em novembro. Após a ação imediata da Prefeitura, o local não representa mais riscos para os paulistanos.

Desde 2021 a SIURB já entregou outros quatro trechos de obras no Córrego Lajeado. Foram finalizadas as intervenções entre as ruas Eurides Fernandes do Nascimento e Monte Camberela; ruas Ipê Roxo e Paratinga; Av. Barão Luís de Arariba, entre as ruas Engenheiro Bardot e Pontal do Rio Pardo; e entre as ruas Rio Upitanga e das Flores.

Atualmente está em obras o trecho do Córrego Lajeado localizado próximo à Rua Celso Barbosa de Lima, onde a SIURB executa, inclusive, a recuperação de um pontilhão. Essas intervenções serão finalizadas em breve. Somados, todos os trechos representam mais de 1.600 metros de obras que garantem o bem estar e segurança da população.

Caderno de Drenagem

A SIURB, junto com a Fundação Centro Tecnológico de Hidráulica da USP (FCTH), trabalha no desenvolvimento do Caderno de Drenagem do Córrego Lajeado. O estudo será publicado ainda em 2023.

Os Cadernos de Drenagem são estudos detalhados das bacias hidrográficas dos córregos da cidade de São Paulo. Eles mostram a atual situação da bacia e quais as alternativas que podem ser adotadas pelo poder público para a redução de alagamentos e áreas de risco.

Assessoria de Comunicação - SIURB