Prefeitura trabalha na contenção das margens do Córrego Itaim

As obras, que serão entregues em agosto, se estendem por um trecho de 815 metros do córrego

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está trabalhando, desde dezembro, nas obras para contenção de margens e recuperação do sistema de drenagem do Córrego Itaim. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas já em agosto, com um investimento de aproximadamente R$ 36,6 milhões.

Obras de contenção das margens do Córrego Itaim

Após realizar vistoria no Córrego Itaim, a pedido da Subprefeitura Itaim Paulista e com base em relatórios da Defesa Civil, técnicos da SIURB constataram a necessidade da obra no trecho entre as ruas Salvador Balbino e Adamus Dore. Além de executar a contenção das margens do córrego, a SIURB irá ampliar a capacidade das galerias que cruzam a Av. Marechal Tito. A intervenção vai melhorar ainda mais a capacidade do sistema de drenagem da região.

A previsão é que não haja interdições na Av. Marechal Tito, uma vez que as novas galerias serão escavadas por meio do método “túnel linner”, quando os trabalhos ocorrem diretamente no subsolo. As obras sob a responsabilidade da SIURB beneficiam mais de 373 mil pessoas que moram na subprefeitura.

Desde 2021, a SIURB já entregou três trechos de obras no Córrego Itaim. Eles se estendem entre as ruas Itajuibe e Francisco Velasquez; ruas Soares Bulhões e Eugênio Darodes; ruas Inês Sabino e Manoel Rodrigues Santiago.

Outra novidade é que em breve será desenvolvido o Caderno de Drenagem do Córrego Itaim. A publicação está prevista para 2024. Os Cadernos de Drenagem são estudos detalhados das bacias hidrográficas dos córregos da cidade de São Paulo. Eles mostram a atual situação da bacia e quais as alternativas que podem ser adotadas pelo poder público para a redução de alagamentos e áreas de risco.

Assessoria de Comunicação - SIURB