Prefeitura trabalha em novos projetos para o combate às enchentes no Jardim Carumbé, na Zona Norte

Futuras intervenções devem beneficiar mais de 264 mil paulistanos

A Prefeitura de São Paulo segue trabalhando para aumentar a resiliência da cidade em relação às chuvas e alagamentos. Por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), a Prefeitura está desenvolvendo os projetos para aprimorar a capacidade do sistema de drenagem da região do Jardim Carumbé, na Subprefeitura Freguesia-Brasilândia, Zona Norte. A previsão é que os estudos sejam finalizados já em julho de 2023.

 Jardim Carumbé, Zona Norte

Os projetos contemplam a construção de duas novas galerias sob a Av. Manoel Bolívar, entre as ruas Hélcio da Silva e Laurindo dos Santos. As duas novas galerias terão 300 metros de extensão cada, e contarão ainda com a capacidade de reservar água. Elas receberão o fluxo de água vindo do afluente do Córrego Bananal.

O edital para contratação das obras deve ser publicado em agosto deste ano. Com investimento previsto de R$ 25 milhões, as intervenções devem se estender por 18 meses após a ordem de serviço.

Outra novidade para a região é o futuro piscinão do Jardim Carumbé, previsto no Plano Diretor de Drenagem da cidade. Atualmente o novo equipamento, que irá para auxiliar no combate as cheias na bacia do Córrego Bananal, está em fase de planejamento. Os estudos iniciais apontam uma capacidade para armazenar até 60 mil m³ de água, o equivalente à 24 piscinas olímpicas. A Secretaria de Obras está em tratativas junto à CDHU para a implantação do reservatório.

Assessoria de Comunicação - SIURB