Prefeitura conclui melhorias na rede de drenagem do Córrego do Engenho, na Zona Sul

Com investimento de R$ 8,4 milhões, mais de 607 mil paulistanos são beneficiados pelas intervenções

Nesta segunda-feira (22) o Prefeito Ricardo Nunes e o Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro, vistoriaram a conclusão das obras no Córrego do Engenho, no Parque Sônia, localizado na Subprefeitura Campo Limpo, Zona Sul. Com investimento de R$ 8,4 milhões, os serviços geraram mais de 160 empregos diretos e indiretos na construção civil e, ainda, beneficiam mais de 607 mil pessoas que moram na região. As obras foram executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB).

No local foram executados 216 metros de contenção das margens do córrego, entre as ruas Praia da Costa Verde, José de Maistre, Vom Karajan e Vitorino de Oliveira. Para dar estabilidade ao terreno, foram implantados perfis metálicos, e concretado o fundo do canal e das paredes do córrego. Além disso, os tubos de drenagem do pontilhão que passa sobre o Córrego do Engenho foram substituídos para ampliar a vazão das águas. No entorno das obras, as guias, sarjetas, passeios e o pavimento também passaram por reforma.

O córrego apresentava avançado processo erosivo em suas margens, ocasionado pelo grande volume de chuvas no decorrer do último ano, que além de provocar o solapamento da via, colocava em risco os imóveis do entorno. Para impedir o agravamento da situação, a Prefeitura implantou o novo sistema de drenagem para aumentar e acelerar a vazão das águas. Atualmente, os moradores, pedestres, bem como os motoristas, podem trafegar pela área com segurança.

Obras na região do Campo Limpo

De 2021 até o momento, a SIURB já concluiu 17 obras para contenção de talude, encostas, recomposição de galerias e margens de córregos na região da Subprefeitura Campo Limpo. Outras quatro obras para recomposição dos sistemas de drenagem estão em andamento na região, com previsão de conclusão para o segundo semestre deste ano.

Assessoria de Comunicação