Prefeitura executa obras de reforço e recuperação estrutural no Viaduto Comendador Elias Nagib Breim, na Lapa

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), está trabalhando nas obras de reforço e recuperação estrutural do Viaduto Comendador Elias Nagib Breim. A via, que passa sobre a linha 7 da CPTM, é uma importante ligação entre os bairros da Água Branca e da Lapa. Com investimento de R$ 41,6 milhões, as intervenções tiveram início em setembro de 2022 e serão finalizadas em março deste ano.

O viaduto é composto por 17 vãos, e toda sua extensão passará por obras. As ações da SIURB contemplam serviços de recuperação e reforço nos pilares, vigas e lajes de todo o viaduto. Também serão substituídos os aparelhos de apoio e 17 juntas de dilatação. Com as intervenções, a vida útil da estrutura será prolongada, além de adequar a capacidade de carga do viaduto para os padrões atuais.

Para reforçar as vigas e lajes do viaduto, a SIURB utiliza fibra de carbono, um material moderno, leve e extremamente resistente. A fibra permite reforçar a estrutura sem adicionar peso ao viaduto.


Viaduto Elias Nagib Breim - Importante ligação viária entre os bairros da Lapa e Água Branca

Ações sociais

Graças ao diálogo com a comunidade do entorno, as ações sociais que acontecem nos baixos do Viaduto Comendador Elias Nagib Breim continuam atendendo a população. São oferecidos serviços como aulas de alongamento para a terceira idade, consultas com dentistas, atendimento psicológico, fisioterapia e também atendimentos com podólogos. Todas as atividades permanecem em andamento com total segurança.

Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos

O Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos da cidade de São Paulo foi lançado em novembro de 2018 e tem o objetivo de instaurar uma cultura permanente de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, promovendo a integridade e vida útil das estruturas e garantindo menos gastos ao poder público e a segurança da população. Desde seu lançamento, o Programa já recebeu um investimento de R$ 310,4 milhões.

Atualmente, a SIURB e a SPObras estão executando obras em 28 locais. Outros 51 locais estão com obras em fase de licitação e 125 locais estão com obras de manutenção em fase de elaboração do material de licitação. Outras 51 obras integrantes do programa já foram finalizadas.

Desde o início do Programa de Recuperação de Pontes e Viadutos, foram realizadas inspeções visuais/funcionais em 1.145 unidades estruturais (u.e.), inspeções especiais em 228 u.e., obras de recuperação/reforço em 41 u.e. Estão em processo de licitação, por meio de dois editais, a contratação 977 de inspeções em pontes, viadutos, passarelas e túneis. As inspeções estão divididas entre rotineiras (visuais) e especiais.

Assessoria de Comunicação - SIURB