Galeria da rua São Joaquim - bairro da Liberdade

A Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO) executou no início deste ano, obra de emergência, na rua São Joaquim para eliminar alagamentos que estavam ocorrendo nas garagens dos prédios. A obra foi concluída.

Durante a inspeção das condições das galerias de águas pluviais que passam embaixo dos prédios, os engenheiros e técnicos detectaram que seria necessário executar uma nova galeria para evitar novos transtornos em outros trechos, uma vez que a maioria dos prédios foi construída sobre as redes de águas pluviais.

Em meados de 2011 a SMSO iniciou a construção da nova galeria de águas pluviais na rua São Joaquim, trecho entre a rua Galvão Bueno e rua da Glória. A obra foi concluída no fim do mesmo ano.

Para evitar a interdição total das vias e a abertura de uma vala de grande profundidade, a SMSO optou por trabalhar por método não destrutivo. Assim são abertos poços de visita, protegidos por peças metálicas, denominados shafts. Por estas aberturas os funcionários entram no subterrâneo da rua, e por intermédio de escavação manual executam uma espécie de túnel, que é concretado, trecho a trecho.

No momento existem cinco “shafts” abertos, um na esquina da rua da Glória com a rua São Joaquim; outro em frente ao número 488 na rua São Joaquim; um próximo ao número 552 na rua São Joaquim; um na esquina da rua Galvão Bueno com a rua São Joaquim; e um na rua da Glória.

Obras


Rua da Glória com rua São Joaquim – shaft aberto, obra de escavação em execução. O túnel está com 140 metros de obra concluída (escavação), trecho da esquina da rua da Glória, altura do número 763, com a rua São Joaquim. Este túnel segue subindo a rua São Joaquim, até o número 552, onde existe um novo shaft.


 Rua da Glória – trecho de galeria nova, com seção de 2 m x 2 metros. A obra está com 90% do total executado.

 Rua São Joaquim altura do número 552 – neste trecho ocorreram dois solapamentos, atingindo principalmente a rede de água e esgoto e a rede de gás. As concessionárias responsáveis foram acionadas e estão recompondo as redes que ficam localizadas acima do túnel que será escavado após a finalização das obras das concessionárias.
 Rua São Joaquim altura do número 488 – neste trecho existe mais um ‘shaft’, com obra de escavação em execução.

Rua São Joaquim com rua Galvão Bueno – a obra na rua Galvão Bueno está em fase inicial, e irá executar duas galerias que se ligam às galerias, que hoje, passam embaixo dos prédios da rua São Joaquim. Formando um T, ou seja, tanto à esquerda quanto a direita, será executada uma galeria, ligando as galerias existentes, com a nova galeria em execução na rua São Joaquim. Desta forma, com a conclusão das obras nos próximos meses, antigas galerias serão eliminadas.