Secretaria de Obras trabalha na construção de 26 novas unidades escolares

A previsão é entregar oito unidades ainda em 2022; mais de 11 mil alunos serão beneficiados pelas novas escolas;

Para aumentar a oferta de vagas e levar mais conforto aos alunos da rede municipal de educação, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME), trabalha na construção de 26 novas escolas distribuídas pela cidade. Com um investimento de R$ 123,3 milhões, os novos equipamentos irão beneficiar cerca de 11 mil crianças, além de gerar mais de 2,3 mil empregos diretos e indiretos na construção civil. Das 26 unidades em construção, 8 creches serão entregues ainda em 2022.

Os Centros de Educação Infantil (CEI), construídos pelo Departamento de Edificações (EDIF) da SIURB, contam com dois pavimentos. Nos andares, estão dispostos salas de aula para as crianças, sala para os professores, refeitório, sanitários acessíveis, berçário, brinquedoteca, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e outros alimentos), solário (espaço destinado atividades ao ar livre), lavanderia, despensa, cozinha, além de área reservada para secretaria e diretoria.

A previsão é que sejam entregues neste ano os CEIs Forte da Barra, José Diogo Abadiano e Seringal, localizados na Zona Sul; além dos CEIs Vieira de Melo, Menotti Laudisio, Vila Ema, Bandeira do Guaira, e Suriri, que estão situados, respectivamente, nas zonas Norte, Leste e Oeste.

Para 2023, a Secretaria prepara a entrega do CEI Londres, EMEI Domingos Rinaldeli, CEI/EMEI Jambeiro, EMEF Pastoral, CEI Corisco, EMEI Sonata ao Luar, CEI Jaime Frazer, CEI Bastos Tigre, CEI Santo Américo, CEI Sezefredo, CEI Domingos Sequeira, CEI Genaro Nápoli, CEI Augusto Rodrigues, CEI Avelina, EMEI Abiquaras, CEI Pena Ramos, CEI Penha Brasil e CEI Itapipinas. Outras 11 unidades educacionais estão em estudo de implantação na SIURB.

Como todas as obras executadas pela Secretaria, os novos equipamentos da educação contarão com sistemas voltados à sustentabilidade, como captação de água de reuso para utilização nas descargas dos vasos sanitários, placas solares para o aquecimento da água utilizadas nos banheiros e módulos fotovoltaicos para geração de energia. A acessibilidade universal também está garantida nas novas escolas, com instalação de rampas de acesso, elevadores, piso tátil, corrimãos e sinalização em braile.

Assessoria de Comunicação - SIURB