Secretaria de obras planeja plantio de mais de 136 mil árvores na cidade

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), ciente da importância de suas ações para a qualidade de vida dos paulistanos, iniciou um trabalho inédito para o cumprimento de Termos de Compromisso Ambientais (TCA) relativos às obras da Prefeitura de São Paulo. Com um investimento inicial de R$ 43 milhões, a estimativa é que sejam plantadas aproximadamente 136 mil árvores em toda área do município.

No início do ano, a SIURB elaborou uma Ata de Registro de Preços para atender antigas demandas de compensação ambiental geradas por TCAs de obras integral ou parcialmente concluídas. Por meio da Ata, cinco equipes técnicas foram contratadas e já trabalham na análise de todos os compromissos ambientais, analisando os casos separadamente para que seja estabelecida a melhor maneira de atender cada compromisso. O trabalho das cinco equipes técnicas visa também otimizar as próximas etapas, como o plantio efetivo e a manutenção das mudas (após ser plantada, cada muda deve ser monitorada pelas equipes durante um ano).

A atual fase dos trabalhos, de análise dos TCAs, deve se estender por todo primeiro semestre de 2022. A previsão é que as próximas etapas, de plantio e manutenção das mudas, sejam iniciadas ainda neste ano. Para aproveitar ao máximo o impacto ambiental positivo na cidade, todos os exemplares arbóreos serão nativos e pertencentes à flora nacional. A localização do plantio obedecerá os compromissos firmados juntos à Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), em áreas verdes, parques, praças e equipamentos públicos (escolas, unidades de saúde e CEUs).