Prefeitura cria comitê com especialistas de alto nível para discutir ações climáticas na cidade

Os membros escolhidos são especialistas que atuam nas áreas pública e privada como professores renomados, cientistas, pesquisadores, e gestores

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas (Seclima), da Secretaria Municipal de Governo, criou o Comitê Consultivo de Políticas e Ações Climáticas, para auxiliar e subsidiar a Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas em suas ações. O Comitê terá em sua composição personalidades das áreas públicas e privadas com reconhecida atuação na área climática. Estão entre os escolhidos, ex-presidente da República, Michel Temer, ex-chanceler Aloysio Nunes, embaixador Rubens Barbosa, general Sergio Etchegoyen e o médico David Uip.

Segundo o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, o Comitê contribuirá para ampliar a capacidade de resiliência da cidade às mudanças climáticas que ocorrem em todo o globo terrestre. Já o secretário executivo de Mudanças Climáticas, Antonio Fernando Pinheiro Pedro destacou a importância do Comitê em busca de soluções para as mudanças climáticas. “Glasgow é aqui e em todas cidades e vilas empenhadas no esforço de resistência às alterações do clima”, relata Pinheiro Pedro se referindo à Conferência das Nações Unidas sobre a mudanças climáticas, a COP 26, que está sendo realizada em Glasgow, na Escócia.

Para justificar a fala do secretário, foi publicada no dia 28 de outubro a portaria com a composição do Comitê Consultivo de Políticas e Ações Climáticas. Os membros escolhidos são especialistas que atuam nas áreas pública e privada como professores renomados, cientistas, pesquisadores, e gestores com largo espectro na administração pública e empresarial.

Com uma composição de alto nível, o Comitê Consultivo de Políticas e Ações Climáticas terá, além do secretário executivo de Mudanças Climáticas, Antonio Fernando Pinheiro Pedro, a liderança de membros como ex-Presidente da República, Michel Temer, ex-chanceler Aloysio Nunes, embaixador Rubens Barbosa, general Sergio Etchegoyen e o médico David Uip. Na área acadêmica os representantes são o professor da Universidade de São Paulo, Ildo Sauer, o reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, o professor da Fundação Getúlio Vargas, Gesner Oliveira, de professores da Unesp, Uniara, Fapan e pelo ex-diretor de Áreas Protegidas do Ministério de Meio Ambiente, no governo Temer, Warwick Manfrinato.

Composição do Comitê:

Michel Miguel Elias Temer;

Aloysio Nunes Ferreira Filho;

Anibal Wanderley;

Antônio Luiz da Costa Burgos;

Arlindo Philipi Junior;

Carlos Alberto Macedo Cidade;

Maria del Carmem Carballeda Adsuara;

Clauciana Schmidt Bueno de Moraes;

David Everson Uip;

Débora Perilo Scherwirtz;

Edna Regina Uip;

Fernando Passos;

Fernando Luiz Bento Pirró;

Gesner Jose de Oliveira Filho;

Gilberto Passos de Freitas;

Gilberto Tanos Natalini;

Gonçalo Amarante Guimarães Pereira;

Ildo Luís Sauer;

José Eduardo Wanderley de Albuquerque Cavalcanti;

José Vicente;

Lair Alberto Soares Krahenbuhl;

Marcelo de Andrade Romero;

Marcelo Felipozzi de Almeida;

Milton Sussumu Nomura;

Nelson Claudino dos Reis Pedroso;

Paulo Gianolla;

Rubens Antônio Barbosa;

Ruddi Pereira de Souza;

Sérgio Westphalen Etchegoyen;

Tercio Ambrizzi;

Warwick do Amaral Manfrinato;