Em missão virtual, São Paulo dialoga com Banco Mundial sobre a implementação do BRT Corredor Aricanduva

Participantes das secretarias envolvidas discutiram gestão financeira, segurança viária, licitações ambientais e sociais do projeto

Prefeitura de São Paulo recebeu a missão virtual do Banco Mundial para implementação do Projeto Corredor BRT Aricanduva, entre os dias 7 e 10 de junho. Estiveram presentes na primeira reunião a Secretária Municipal de Relações Internacionais (SMRI), Marta Suplicy, o Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes (SMT), Levi dos Santos Oliveira, e o Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), Marcos Monteiro. A Oficial de Operações do Banco Mundial no Brasil, Ana Guerrini, e o Gestor Sênior de Captação e Financiamentos da SP Obras, Evandro Torquato, lideraram uma série de reuniões entre consultores do Banco Mundial e técnicos das Secretarias de Transportes, Fazenda, Relações Internacionais, Infraestrutura e Obras, SPObras, SPTrans, CET e a Controladoria Geral do Município.

A Missão teve o objetivo de discutir os andamentos de cada tema relacionado ao financiamento e execução do projeto, como a documentação fiscal, econômica, jurídica-administrativa, ambiental, social, de engenharia e segurança viária.

Em sua fala, a Secretária Marta Suplicy destacou a importância do Corredor BRT Aricanduva para o conforto de toda a população, defendendo que o projeto transformará a mobilidade na Zona Leste ao atender milhares de passageiros por dia de uma das regiões mais populosas da cidade. “A parceria do Banco Mundial vem de longa data, e a Organização sempre se mostrou interessada no desenvolvimento de São Paulo, principalmente na implementação de uma agenda sustentável e eficiente dos nossos serviços públicos, o que converge com os objetivos da nossa gestão”, completou.

Na sequência, o Secretário Levi Oliveira informou que serão entregues, a partir desta gestão, 40 km de corredores destinados ao transporte público e 50 km de faixas exclusivas, além de quatro novos terminais de ônibus e o transporte aquático na Represa Billings, o que converge com o programa de metas da Prefeitura e com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.

O Secretário Marcos Monteiro finalizou destacando a importância da interação intersecretarial e do trabalho conjunto direcionado pelo ex-Prefeito Bruno Covas, e agora continuado pelo Prefeito Ricardo Nunes. Também atentou aos investimentos de revitalização do centro da cidade, seguindo o modelo dos principais centros urbanos no mundo, e defendeu que o transporte coletivo é de vital importância para a qualidade de vida das comunidades periféricas, além de ser viabilizador de comércio e indústrias locais.

Evandro Torquato comentou que o projeto vai além da melhoria na oferta de transporte público - segundo o Gestor da SP Obras, o projeto visa "a redução do tempo de viagem, a melhoria da qualidade de vida dos usuários, a facilitação dos deslocamentos dos moradores, o incentivo à utilização do transporte público, a redução das emissões de poluentes e a promoção da renovação urbana nas regiões adjacentes ao eixo de transporte".

O projeto BRT Corredor Aricanduva visa melhorar a acessibilidade para usuários do transporte público, e prevê atender 290 mil passageiros por dia, com início do trajeto na Radial Leste e finalização no Terminal São Mateus, na Zona Leste, com cerca de 14km de extensão e a construção de um moderno Centro de Controle Operacional que fará gestão integrada das operações de ônibus. A iniciativa será financiada pelo Banco Mundial. Sendo US$ 97 milhões provenientes da entidade e outros US$ 24,25 milhões em contrapartidas da Prefeitura, totalizando US$ 121,25 milhões, aproximadamente.