Prefeitura constrói 12 CEUs que estavam abandonados

As obras foram paralisadas em 2016 e retomadas pela atual gestão

A Prefeitura de São Paulo sabe que obra parada não traz benefícios à cidade, principalmente em uma área tão importante como a educação. Em 2017, a atual gestão recebeu as obras de 12 Centros Educacionais Unificados (CEU) paralisadas e sem as verbas necessárias para a conclusão. Em 2018, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) retomaram, juntas, as obras. A Prefeitura investiu R$ 575 milhões para aumentar em 26% o número de CEUs existentes na cidade, que agora somam 58 unidades.

Os dois primeiros CEUs foram entregues em janeiro deste ano. Localizados na Zona Leste, nos bairros de Vila Prudente e Jardim Nossa Senhora do Carmo, os dois novos centros educacionais poderão atender até 4.240 crianças.
Em julho deste ano, ficaram prontos mais quatro CEUs que poderão atender até 8.480 alunos. Os equipamentos foram implantados na Zona Norte, no bairro do Tremembé, e outros três na Zona Leste, nos bairros de Cidade Tiradentes, Itaquera e São Miguel Paulista.

A SIURB continua trabalhando para entregar à SME até setembro outros seis CEUs que foram retomados. Os blocos educacionais estão prontos e faltam apenas ajustes nas partes externas. Quatro novos Centros Educacionais ficam na Zona Norte, nos bairros da Freguesia do Ó, Vila Maria, Jaraguá e Taipas. Outros dois são na Zona Leste, nos bairros da Penha e Tatuapé. Juntas, as seis unidades educacionais, representam uma oferta de 12.720 vagas.

Os CEUs são espaços educacionais construídos pensando na comunidade. As instalações foram projetadas focando, além da educação, a cultura, a prática de esportes, lazer e recreação, com atividade voltadas para todas as faixas etárias (de bebês à idosos). Na área dos CEUs a população tem à disposição, além do bloco educacional, piscinas aquecidas, quadras poliesportivas, playground, biblioteca, brinquedoteca, teatro e salas de artes.
 

Assessoria de Comunicação - SIURB