Prefeitura define cronograma de testes para erguer estrutura de viaduto

Período de teste começa no sábado; CET já liberou 11,2 km do trecho de 20 km interditado na Marginal Pinheiros

 O prefeito Bruno Covas vistoriou na manhã desta terça-feira (27) as obras para a recuperação do viaduto da Marginal Pinheiros, que cedeu na madrugada do último dia 15. Os trabalhos de escoramento para alívio de 200 toneladas, das 500 toneladas que estavam sobre o pilar original, foram finalizados com oito dias de antecedência do previsto. Agora, a estimativa é que a partir do próximo sábado (1º) seja iniciada também a fase de testes do macaqueamento, para que a estrutura seja reerguida.

“Isso tem que ser feito com muita segurança e muita tranquilidade, centímetro por centímetro, para podermos então avaliar o tamanho do atrito. Estamos fazendo aqui tudo o que é necessário para resolver esta questão e para que possamos, em breve, ter certeza de qual hipótese é verdadeira em relação ao que aconteceu, qual vai ser a obra de engenharia necessária para a recuperação da estrutura e determinar um prazo para que o viaduto seja devolvido para a população”, afirmou o prefeito.

Caso os trabalhos para o macaqueamento sejam iniciados no sábado, a operação PAESE também será acionada, por questões de segurança aos usuários dos trens da CPTM.

“Será o primeiro teste na estrutura, com seis macacos, para ver como a estrutura se comporta, como ela vai reagir a primeira carga de elevação. Então, por uma questão se segurança, nós pedimos à CPTM a suspensão da circulação, pelo menos no trecho entre as estações Cidade Jardim e Jaguaré, neste período”, disse o secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Vitor Aly.

 

Em azul, detalhe do pilar provisório que está aliviando 210 toneladas, das 500, que estavam no pilar original

Novas alterações viárias

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) fará novas obras para melhorar a fluidez de veículos na Marginal Pinheiros, sentido Interlagos/Castelo Branco, que está parcialmente interditada desde o dia 15/11. O acesso da pista expressa para a local, próximo ao Shopping Villa Lobos, será ampliado de uma para duas faixas de rolamento. Com isso, aproximadamente mais dois km de pista serão liberadas ao tráfego.

“Aos poucos estamos fazendo com a CET uma operação para segregar um pouco as pistas e oferecer novas rotas na pista expressa. Quem quiser uma rota mais longa terá uma alternativa até a última saída, e as outras rotas intermediárias já estão com saídas. Com estas intervenções nós imaginamos que nos próximos dias a gente consiga recuperar aproximadamente 15 quilômetros nesta operação controlada”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade e Transportes, João Octaviano.

A CET também iniciará as obras de construção de uma nova transposição da pista expressa para a local, próxima à ponte Cidade Universitária. Após essa etapa, será feito um novo acesso da ponte Edson Godoy Bueno (antiga Itapaiuna) para a pista expressa. Hoje, essa ponte termina direto na pista local.

Essas intervenções fazem parte de um pacote de medidas operacionais adotadas pela CET com o objetivo de garantir melhores condições de fluidez ao trânsito, com segurança viária, e minimizando o impacto da interdição necessária para o andamento das obras de recuperação do viaduto que cedeu.

Na última sexta-feira (23), mais 1,2 kmda pista expressa da Marginal Pinheiros, sentido Interlagos/Castelo Branco, foi liberado ao tráfego. Para isso, a CET desbloqueou o acesso da pista expressa para a local na altura da praça Silveira Santos, junto à Avenida Antônio Batuira (600 metros antes da Ponte Cidade Universitária).

Com essas liberações, a Marginal Pinheiros tem hoje 11,2 km de pista expressa liberada:

  • Primeiro trecho, de cerca de6,2 km, da saída da Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada) para a Av. Nações Unidas, pista expressa, sentido Interlagos/Castelo Branco, até a Praça Silveira Santos;
  • Segundo trecho, com aproximadamente5 km, vai da Ponte João Dias até a transposição (passagem de uma pista à outra) da pista expressa à local sob a Ponte Octavio Frias de Oliveira (Ponte Estaiada).

Ações já realizadas pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes:

  • Rodízio municipal de veículos liberado na Marginal Pinheiros, sentido Castelo Branco, entre a Av. dos Bandeirantes e a Ponte dos Remédios. A medida favorece motoristas que já estão saindo da área de vigência do rodízio, para que não sejam autuados caso se vejam retidos numa eventual lentidão;
  • Acordo com a Ceagesp para antecipação em três horas da abertura dos portões para os caminhões, implantação de novas entradas e ampliação de 5 para 11 o número de faixas de acesso de caminhões ao Entreposto; e implantação de mão-dupla de direção na Rua Xavier Kraus;
  • Reunião com taxistas que aceitaram oferecer desconto de 40% em corridas solicitadas pela plataforma SPTaxi que tenham origem e destino na área afetada pela interdição. A CET irá criar bolsões de estacionamento para embarque e desembarque em locais próximos aos trechos mais críticos e nas proximidades de estações e terminais de transporte público, para facilitar a integração entre modais;
  • Os aplicativos se comprometeram em buscar alternativas para auxiliar os deslocamentos da população durante o período de interdição da pista expressa da Marginal Pinheiros;
  • Reforço das equipes de fiscalização nas faixas exclusivas de ônibus;
  • Monitoramento constante dos serviços prestados nas linhas municipais que circulam pelo local, fazem as ligações entre os bairros e as estações de trem ou terminais próximos;
  • Faixa exclusiva para ônibus na marginal mantida.

Orientações Gerais:

  • Rodízio mantido nas demais regiões;
  • Ônibus que circulam pela região sem alterações;
  • Mantida a faixa reversível na Av. João Dias;
  • Respeite a sinalização e velocidade das vias;
  • Ao avistar canalização de orientação na pista, reduza a velocidade do veículo para maior segurança;
  • Procure vias alternativas evitando passar nas imediações de bloqueios;
  • Utilize preferencialmente o transporte público.

 

Secretaria Especial de Comunicação
27/11/2018