Prefeitura inaugura primeiro Descomplica SP

Na semana de pré-operação, unidade atendeu quase quatro mil pessoas. 94,8% delas avaliaram a prestação de serviços como boa ou ótima

 A Prefeitura de São Paulo inaugurou nesta sexta-feira (23), na Zona Leste de São Paulo, o primeiro Descomplica SP. Inspirado no Poupatempo, a unidade ofertará atendimento de excelência ao cidadão, com mais eficiência e agilidade. A primeira unidade está instalada em 1.200 metros quadrados dentro da Prefeitura Regional de São Miguel Paulista.

O Descomplica SP disponibiliza mais de 350 serviços da administração municipal, com a proposta de tornar mais fácil a vida da população, que não precisará mais se deslocar entre endereços diferentes para ser atendida - o que, na maioria das vezes, representa perda de tempo e de dinheiro.

Atendimento para 350 serviços em diversas áreas

A unidade deve oferecer cerca de 1.700 atendimentos/dia, em 51 postos à disposição da população, mantidos por 11 secretarias municipais com atendimento presencial, além dos Correios. A lista de mais de 350 serviços inclui desde 2ª via de IPTU até alistamento militar, além de emissão de carteira de trabalho, solicitação de Bilhete Único e de cartões de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência e ativação de seguro-desemprego, entre outros. Um totem disponibilizado pelo Poupatempo permite ao usuário a emissão de segunda via de RG e Carteira Nacional da Habilitação.

O público será beneficiado ainda com o Descomplica SP Digital, espaço onde atendentes capacitados fornecem orientações sobre o uso de serviços eletrônicos e aplicativos. A partir dos resultados alcançados na unidade piloto de São Miguel Paulista, devem ser implementados outros postos do Descomplica SP na capital.

O prefeito explica que a proposta do Descomplica SP é simplificar processos, reduzir a burocracia e incentivar a atuação integrada de secretarias, órgãos e instituições. “São Paulo é uma cidade que não para, assim como seus cidadãos, que merecem ser atendidos com rapidez, eficiência e qualidade, pilares do funcionamento do Descomplica SP”, afirma.

Outra vantagem do modelo de atuação do Descomplica SP está na descentralização do atendimento presencial da Prefeitura. “Queremos levar os serviços das secretarias municipais e outros órgãos a quem mais precisa, revolucionando o atendimento ao cidadão”, destaca o Prefeito Regional de São Miguel Paulista, Edson Marques.

Sobre a obra:

As obras foram iniciadas em dezembro, gerenciadas pela SPObras e caracterizaram-se pela readequação do pavimento térreo do prédio da Prefeitura Regional e implantação de novo layout, que demandou novas instalações elétricas e rede lógica, novas divisórias de vidro, substituição dos ventiladores por ar condicionado na área de atendimento, instalação de novo mobiliário, obras de acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, cobertura das áreas expostas no pavimento superior e pintura geral. O piso existente foi trocado por um piso vinílico para alto tráfego e as luminárias antigas, por luminárias em LED. Além disso, foi executada a manutenção das instalações sanitárias e a troca dos revestimentos, louças e metais. As instalações elétricas também foram substituídas, gerando mais confiabilidade no fornecimento de energia, já que a base de dados a ser consultada é muito grande e possível apenas por meio de computadores rápidos, energia constante e climatização. Os principais equipamentos de proteção precisaram ser atualizados e substituídos para a instalação de dispositivos em conformidade com as normas técnicas vigentes.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - SMIT investiu R$ 1,4 milhão na implantação do DESCOMPLICA – SP São Miguel Paulista.

Novos serviços à disposição

A nova unidade traz agora serviços antes não disponíveis na Prefeitura Regional de São Miguel Paulista, como o cadastro (ou a atualização) das famílias para recebimento de benefícios como Bolsa Família e Renda Mínima, realizado pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

No Descomplica SP, o público também conta com um posto da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, que pode receber e encaminhar denúncias de violência e discriminação, assim como promover o acolhimento e o redirecionamento de pessoas em situação de vulnerabilidade aos Centros de Cidadania ou aos programas de Defesa de Direitos Humanos. Inclusive migrantes e refugiados podem recorrer a esse posto para orientação sobre emissão de documentos e encaminhamento para programas sociais. Já a Casa de Mediação promove a intermediação de conflitos cíveis e de família.

 

Secretaria Especial de Comunicação e São Paulo Obras

23/03/2018