Prefeitura investe mais um bilhão e meio em obras na zona leste

 Somando as obras concluídas e em andamento na zona leste temos um investimento de R$ 1,5 bilhão, sendo deste total, R$ 552,4 nas obras de construção e reforma de próprios municipais e manutenção, junto com as obras concluídas de drenagem do PRA e o projeto do córrego Itaim, e a construção do viaduto Itaquera, R$ 574 mi em obras de mobilidade.

A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, concluiu 23 obras do Programa de Redução de Alagamento (PRA), na zona leste de São Paulo. O valor total do investimento foi de R$ 34,107mi.

Na região do Aricanduva foram concluídas três obras nas ruas Pierrotinho, Almir Alves de Souza e Anjo Custódio, totalizando um investimento de R$ 3,186 mi.

Em Itaquera foram concluídas duas obras nas ruas São Teodoro/Fontoura Xavier e Francisco Rodrigues Seckler, esta última foi concluída em fevereiro de 2016, com um investimento de R$ 3,309 mi.

Em Ermelino Matarazzo, cinco obras foram finalizadas nas ruas Julieta Algorez, Leonel Ferreira, Sancho Junqueira, Reverendo Izac Silvério e Heráclito Patriarca dos Santos, com um investimento de R$ 6,065 mi.

Na região de São Miguel Paulista, três obras foram concluídas na rua Manoel Barbosa Reis e nos córregos Una (entre a rua Ubirajara Pereira Madeira, altura do nº 189 e a avenida Rosária) e córrego Sítio Casa Pintada (trecho entre as ruas Frutas do Paraíso, altura do nº 526 e Flor da Redenção,631), com investimento de R$ 6,779 mi.

No Itaim Paulista foram concluídas quatro obras nas ruas Paulo Martin Garro, Desembargador Fausto Whitaker Machado Alvim e Afuá e no córrego Itaim (avenida Luís de Brito Almeida), com investimento de R$ 2,276 mi.

Na Mooca foram concluídas cinco obras nas ruas Orville Derby, Canuto Saraiva, Visconde de Cairu, João Teodoro e Miguel Motta, o investimento foi de R$ 12,492 mi.

Além disto a SIURB está executando a canalização do córrego Aricanduva, com duas frentes de trabalho, sendo: prolongamento da Av. Vilanova Artigas, e a construção do reservatório R6. O empreendimento tem prazo de 36 meses, e o valor total é de R$ 366 mi. A obra completa é composta pela execução do parque linear Caguaçu, construção de 4 mini- reservatórios (R 3, 4, 5 e 6), a construção de dois piscinões Taboão e Riacho dos Machados, e o alteamento de dois pontilhões junto as Ruas Manilha e Itaquera.

A SIURB concluiu o projeto da bacia do córrego Itaim, num investimento de R$ 565 mil, atendendo a Meta 105 do Plano de Metas da PMSP.

O Núcleo de Manutenção de Próprios Municipais e Equipamentos (NMPE) concluiu de 2013 até 2015, na zona leste, 445 serviços de manutenção que englobam a execução de serviços de readequações de layout de unidades; revisões elétricas e hidráulicas; substituição de telhas quebradas, vidros, portas, torneiras; instalação de cabeamento para integração de dados; pintura; troca de piso danificado; aumento na altura de muros de proteção; instalação de porta corta-fogo; dentro outras obras de manutenção que aumentam a vida útil do equipamento, e melhoram a segurança dos usuários e funcionários. Assim o atendimento é ampliado e não há necessidade de uma nova construção. O valor de investimento da PMSP nos serviços de manutenção na zona leste é de R$ 180,4 milhões.

Estão em andamento 35 obras de construção entre unidades da saúde (11) e da educação (24), lembrando que neste total de obras em andamento da educação estão 6 CEUs dos 8 em construção. Já foram concluídas 28 unidades da educação e a reforma de 3 unidades da Cultura (2 teatros – Arthur Azevedo e Flávio Império, e 1 Biblioteca), a reforma de 2 unidades do Verde e Meio Ambiente Parque Linear Oratório e Parque Natural Fazenda do Carmo. Totalizando um investimento de R$ 372 milhões.

O viaduto Itaquera, sistema viário no entorno do viaduto, e o remanejamento de famílias no curso do canal e a canalização de 250 metros do córrego Laranja-Azeda foram entregues em 2013, somando um investimento de R$ 30,2 milhões nestas obras.

Em junho de 2014 a SPObras entregou as obras de ampliação do Terminal de ônibus de Itaquera. O Terminal foi ampliado em 8 mil metros quadrados, ganhou duas novas plataformas de embarque e desembarque, novo prédio administrativo, duplicação da via lateral de acesso, duas escadas e dois elevadores, além de uma passarela que facilita o acesso ao estádio do Corinthians. A obra teve um custo de R$ 54 milhões.

Agora, está em construção o Novo Terminal Itaquera. SPObras está trabalhando na implantação de um novo terminal, ao lado do existente, com 40 mil metros quadrados. Conectado ao antigo terminal e a estação do Metrô, o Novo terminal terá dois subsolos, estacionamento e três plataformas de embarque e desembarque. Com um custo de R$ 293 milhões, as obras já tiveram início e devem se estender por 24 meses.

Incluídas neste contrato estão às obras do corredor de ônibus da Avenida Líder. Com 1,8 quilômetros de extensão, toda a nova faixa de concreto da avenida, por onde circularão os ônibus, já foi concluída. Agora, importantes ruas do centro de Itaquera estão recebendo melhorias (micro drenagem, pavimentação e readequação dos passeios), são elas: Rua Barros Cassal, Rua Inácio Alves de Matos, Rua Heitor, Rua Américo Salvador Novelli, Rua Flores do Piauí, Gregório Ramalho e Rua Victorio Santim.

Ainda na zona leste, está em construção o corredor Leste Itaquera, na Avenida Itaquera. Ele se estenderá por 6,3 quilômetros, entre o Terminal Carrão e o Terminal Itaquera. A previsão é de que em agosto seja entregue o trecho entre as avenidas Líder e Itaquera. Desde janeiro deste ano já está liberado para o tráfego de veículos o trecho do corredor entre as ruas Banco da Vitória e Kira. O custo desse corredor é de R$ 225 milhões.

Texto: Maria Regina Nogueira - Jornalista Mtb 19.271