Março teve chuvas 18% acima da média

 De acordo com as medições feitas pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), este mês de março terminou com índice pluviométrico médio de 207,2 mm na Capital paulista. O índice supera em 18% o normal para o mês segundo a média histórica do CGE (que compila dados desde 1995), que é de 175,8mm.

“O El Niño, apesar de ter enfraquecido, ainda influenciou o mês de março, causando a formação de intensas áreas de baixa pressão atmosférica que provocaram chuvas volumosas”, afirma Thomaz Garcia, meteorologista do CGE. “É notável que os primeiros 11 dias do mês foram mais chuvosos - sozinhos, acumularam 170,5mm, correspondentes a 82% do volume total acumulado e a 97% do esperado para março”, completa Garcia.


O maior volume de chuvas do mês foi observado no dia 10, que acumulou 52,5mm de chuva em média na Cidade. O valor equivale a 25,3% da precipitação de todo o mês e a 30% da expectativa mensal.

As regiões da cidade com maiores precipitações médias foram, respectivamente, as zonas Norte, com 219,6mm, Leste, com 214,1mm, Centro, com 214,0mm, Oeste, com 194,5mm, e Sul, com 190,3mm. Neste mês, foram registradas chuvas em 22 dos 31 dias.

As subprefeituras que receberam maiores índices pluviométricos foram as de Itaim Paulista, com 296,5mm, Parelheiros, com 266,4mm, Perus, com 262,6mm, e Penha, com 258,0mm.

Em relação às temperaturas, durante este mês de março os termômetros ficaram dentro do normal. A média das temperaturas mínimas no mês foi de 19,3°C, sendo que o esperado para o período é de 19,1°C, e a média das temperaturas máximas foi de 28,6°C, também condizente com o esperado de acordo com a média histórica de março, de 28,1°C.

Os índices de umidade permaneceram dentro do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) durante todo o mês.

Tendência para os próximos dias


No transcorrer do dia de hoje (01) o sol brilha forte, o que facilita a rápida elevação da temperatura. A máxima atinge os 31ºC e os menores percentuais de umidade ficam em torno de 45%. No final da tarde, a combinação do calor com a entrada da brisa marítima forma áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas isoladas com até forte intensidade, mas de curta duração.

O sábado (02) será mais um dia com predomínio de sol e calor na Grande São Paulo. No final da tarde, o calor gera algumas nuvens carregadas que provocam chuva em forma de pancada isolada e rápida. Os termômetros oscilam entre 20ºC e 31ºC.

Domingo (03) ensolarado e quente na Capital paulista. No final da tarde e início da noite, a nebulosidade aumenta com a chegada da brisa marítima e há potencial para chuvas em forma de pancadas isoladas e com baixo volume acumulado. Mínima de 21ºC e máxima de 32ºC.

Texto: Assessoria de Imprensa CGE