SIURB conclui a manutenção no Mercado Municipal de Pinheiros

  

O Prefeito Fernando Haddad inaugurou no dia 1º de março o Mercado Municipal Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto, em Pinheiros, zona oeste, após os serviços de manutenção no prédio.

Em setembro do ano passado a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), iniciou a manutenção da rede elétrica, troca de pisos, pintura e iluminação do Mercado Municipal de Pinheiros. O investimento total da obra foi de R$ 1,6 milhão.

As intervenções iniciaram no dia 28 de setembro do ano passado e foram divididas em etapas. A primeira consistiu na substituição do piso de madeira existente (deck) e manutenção da escada de acesso, manutenção da cobertura, manutenção de sanitários, pintura externa e manutenção de esquadrias metálicas externas. A próxima etapa compreendeu a manutenção elétrica geral, substituição de fios e cabos, substituição das luminárias internas, instalação de luminárias junto ao teto, manutenção e complementação da iluminação externa, instalação de novos quadros de distribuição, pintura interna e manutenção de corrimãos.

Conforme divulgado pela Secretaria de Comunicação, SECOM, foram inaugurados os cinco boxes revitalizados no Mercado de Pinheiros através de uma parceria entre a Prefeitura de São Paulo e o Instituto ATÁ, do chef de cozinha Alex Atala. A iniciativa faz parte do programa de Fortalecimento da Diversidade Gastronômica na Cidade de São Paulo, que tem como objetivo a promoção de ingredientes da cozinha brasileira, valorizando a segurança alimentar e nutricional.

Os boxes foram ocupados por produtores e representantes de associações da região Amazônica, do Cerrado, da Caatinga e da Mata Atlântica. Nesses espaços, serão oferecidos produtos típicos dessas localidades. Os profissionais também informarão sobre a proposta do projeto, o perfil dos produtores, as características dos produtos e de suas regiões.

História


O Mercado Municipal de Pinheiros foi inaugurado em 1910, próximo ao Largo do Batata. Na década de 60 precisou ser demolido para a construção da Avenida Brigadeiro Faria Lima. Em 1971 o Mercadão foi inaugurado no atual endereço, na Rua Pedro Cristi, nº 31. Hoje possui 39 boxes e uma área de 4.196 m².

Texto: Arthur dos Reis

Fotos SECOM: Heloisa Balarini