Outono começou no domingo (20) às 01h30 da madrugada

Com a chegada da estação são esperadas queda nas temperaturas e diminuição no volume das chuvas

 O outono é uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. No decorrer dessa estação, que começa neste domingo (20) às 01h30 da madrugada, podemos esperar uma gradual diminuição no volume e na frequência das chuvas. A queda das temperaturas também ocorre de forma gradativa em função de noites cada vez mais longas e maiores incursões de massas de ar frio de origem polar.

"O fenômeno El Ñino, que se caracteriza pelo aquecimento anômalo das águas superficiais do Pacífico Equatorial, mesmo enfraquecido deve influenciar a estação com chuvas acima do normal no mês de abril. Já em maio e junho as precipitações devem ficar ligeiramente abaixo do esperado", explica o meteorologista do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, Thomaz Garcia.

A partir da segunda quinzena de abril, com o fenômeno El Ñino ainda mais enfraquecido, são esperadas incursões de massas de ar frio mais frequentes e duradouras, causando por vezes acentuado declínio das temperaturas.
Fazendo um comparativo sobre o comportamento das temperaturas, em abril as mínimas oscilam na média de 17,4ºC, já em junho, com a proximidade do inverno, a sensação de frio é ainda maior com mínimas na média de 13,4ºC de acordo com dados do CGE.

Conforme previsão dos meteorologistas do CGE, o primeiro dia do outono será de sol, poucas nuvens e temperaturas elevadas. Não há previsão de precipitação. Os termômetros variam entre 18ºC e 32ºC.

De acordo com as recentes simulações a próxima semana começa com temperaturas elevadas, entretanto a passagem de uma frente fria muda o tempo na quarta-feira (23) trazendo chuvas generalizadas e queda da temperatura.

Texto: Assessoria de Imprensa CGE