Fevereiro é o mais chuvoso dos últimos 16 anos

Com 282,6mm acumulados, chuvas superaram a expectativa para o mês em 31%

  Segundo o aferido pelo Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo (CGE), este mês de fevereiro terminou com índice pluviométrico médio de 282,6 mm na Capital paulista - 31% acima do esperado para o mês de acordo com a média histórica do CGE, que é de 216,1mm. Foi o mês de fevereiro mais chuvoso dos últimos 16 anos.

“O calor e a formação de áreas de baixa pressão atmosférica contribuíram para os elevados índices pluviométricos”, observa Thomaz Garcia, meteorologista do CGE. “Somado a isso, há a atuação do El Niño no Oceano Pacífico e as águas superficiais aquecidas do Atlântico próximo à costa sul/sudeste do Brasil, que favoreceram principalmente as chuvas fortes da tarde e noite e colaboraram para volumes acima da média”, completa.

O maior volume de chuvas do mês foi observado no dia 15, que acumulou 48,6mm de chuva em média na Cidade. O valor equivale a 17% da precipitação de todo o mês e a 22% da expectativa mensal.
Nos 23 dias em que foram registradas chuvas, as regiões da cidade com maiores precipitações médias foram, respectivamente, as zonas Sul, com 321,4mm, Leste, com 317,2mm, Oeste, com 289,9mm, Norte, com 210,8mm, e Centro, com 193,9mm.

As subprefeituras que receberam maiores índices pluviométricos foram as de São Mateus, com 534,3mm, Parelheiros, com 425,4mm, Cidade Tiradentes, com 373,8mm, e Vila Mariana, com 369,9mm.

A tarde da última segunda-feira (29) foi a mais fria do ano até o momento, com 21,4°C de média das temperaturas máximas na cidade de São Paulo. Até então, a tarde com a menor temperatura máxima aferida havia sido em 19 de janeiro, com média de 22,1°C. O recorde pode ser superado novamente esta tarde, que tem máxima prevista de 21°C.

Tendência para os próximos dias


A formação de um canal de umidade, que se estende desde a Região Norte até o Sudeste, mantém o tempo fechado e chuvoso nos próximos dias. São esperadas precipitações que devem gerar grandes volumes acumulados, o que mantém o potencial para alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos. Os ventos que sopram do oceano mantêm a sensação de frio, entretanto as temperaturas se mantém praticamente estáveis.
Na quarta-feira (02), o céu fica fechado e as precipitações mais significativas devem ocorrer a partir da tarde, se estendendo para o período da noite. Mínima de 17ºC e máxima de 20ºC.
O tempo continua fechado e chuvoso na quinta-feira (03). As precipitações ocorrem desde a madrugada e se estendem de forma intermitente no transcorrer do dia. Os termômetros oscilam entre a mínima de 16ºC e a máxima de 20ºC.

 

Texto: Assessoria de Imprensa CGE