Visita as obras do Hospital Brasilândia

Prefeitura anunciou, no sábado, 19/09, o início das obras do Hospital Municipal da Vila Brasilândia.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, por meio do Departamento de Edificações, EDIF, está construindo dois novos hospitais para São Paulo. Um no extremo sul da cidade, o hospital Parelheiros, e o Hospital Brasilândia localizado na Avenida Michihisa Murata, 150, Freguesia do Ó, zona norte.
O Hospital Brasilândia será construído em um terreno de 19.200 m², onde serão implantados quatro blocos. Bloco A - oito pavimentos; Bloco B - 10 pavimentos; Bloco C – 2 pavimentos; e Bloco D – 2 pavimentos.
Os prédios estão divididos da seguinte maneira: Bloco A – Prédio Administrativo, Bloco B – Hospitalar (internação, centro cirúrgico, diagnóstico, hospital dia), Bloco C – Pronto Socorro e Bloco D – Utilidades (central de geradores, chillers - equipamento destinado à produção de frio geralmente associado à refrigeração industrial ou de conforto humano, reservatórios, resíduos, ar condicionado, gás medicinal, subestação). O maior prédio será o Bloco B – Hospitalar. Nele vai funcionar toda a área de atendimento do hospital. Hospital Dia, Centro Cirúrgicos, Clínicas, UTI’s, exames de imagem, e internações em geral.
O novo hospital terá aquecimento solar como complemento do aquecimento central. A caixa d’água potável: Inferior: 132,22 m³ e Superior: 88,0 m³. A caixa de Reuso: Inferior: 92,0 m³ e Superior: 60,0 m³. O estacionamento basicamente no piso Inferior 2 com capacidade prevista para: 194 vagas para carros, 40 para motos e 20 para bicicletas.
Depois da ordem de serviço, assinada em 22 de junho de 2015, a empresa iniciou a limpeza do terreno, instalação de canteiro de obras, e movimentação de equipes e equipamentos para o local da obra. No momento a obra passa por movimentação de terra e fundação. Nas áreas onde estamos trabalhando havia o CDC e parte do Centro Esportivo.
A obra tem hoje 50 funcionários, mas com o avanço das obras haverá etapas em que cerca de 200 a 300 pessoas estarão trabalhando na construção do hospital.
Outra etapa em andamento é a execução do projeto executivo que está em andamento pela BN&L.
O novo hospital atenderá cerca de 2 milhões de pessoas e é esperado há mais de 20 anos.
O hospital terá 42.000 metros quadrados de área construída, onde serão instalados 250 leitos, sendo 40 leitos de UTI, com uma moderna estrutura para atender aos moradores da região norte da cidade, pronto-socorro adulto e pediátrico; quatro salas de emergência; 39 leitos de observação; pronto-socorro com atendimento 24 horas; clínica médica; clínica cirúrgica; anestesistas; intensivistas, ortopedia; ginecologia; neonatologistas; ambulatório adulto e pediátrico; centro cirúrgico, três salas de obstetrícia; centro de diagnóstico e salas de emergência. As obras são de responsabilidade da SIURB e da Secretaria de Saúde, sendo que a empresa vencedora da licitação pública é o Consórcio HM Brasilândia que é composto pelas empresas Engeform/Construbase. A obra tem prazo de 600 dias corridos, ou 20 meses. O investimento nesta obra é de R$ 209,4 milhões, e beneficiará mais de 410 mil habitantes da região.

Texto: Maria Regina Nogueira - jornalista Mtb 19.271

Fotos: Érika Kwiek