SIURB organiza palestra sobre o uso de asfalto de longa durabilidade

A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) reuniu, na última quinta-feira, 03 de outubro, no auditório da secretaria, funcionários da prefeitura que participaram da palestra “Pavimentos de alto módulo para tráfego pesado”. O palestrante convidado foi Humberto Nascimento, da CAP Logística e Especialidades Industriais.

A palestra teve início às 9h, no 3º andar da Galeria Olido (Av. São João, 473), com abertura do Secretário de SIURB, Osvaldo Spuri.

Para explicar a necessidade do uso do asfalto de alto módulo, Humberto Nascimento contextualizou os fatores que influenciam na durabilidade do pavimento. Tráfego, clima, idade do pavimento e falta de conservação estão entre os fatores, que, segundo o palestrante, influenciam na sua durabilidade. 

Nascimento disse ser necessário mudar o ligante asfáltico para compor um asfalto de alto módulo, já que, nos últimos anos, houve um aumento no número de veículos pesados, pressão dos pneus e de carga transportada. Segundo ele, os asfaltos modificados vem ganhando espaço no Brasil há aproximadamente 15 anos.

Estudos feitos em universidade dos Estados Unidos utilizando um simulador de tráfego com diferentes tipos de asfalto demonstraram que quanto mais duro o asfalto, menos deformável. Foi esse resultado que motivou o conceito dos pavimentos perpétuos de alto módulo e a modificação de misturas de asfalto para que fossem menos suscetíveis a trincamentos. Observou-se uma relação entre a espessura da camada de asfalto e o nível de deflecção do pavimento, ou seja, quanto maior a espessura, menor a deformação do pavimento e, consequentemente, maior sua durabilidade.

O asfalto de alto módulo, iniciado na França na década de 90, é resultado de uma mistura que dá à camada asfáltica características de deformação que se comporta como pavimento rígido (placas de concreto), mas que, ao contrário deste, não trinca.

Dentre as características das misturas de alto módulo citadas por Nascimento estão sua alta resistência à fadiga, baixa deformabilidade, resistência a trincas térmicas e ao envelhecimento e boa trabalhabilidade. O asfalto de alto módulo pode custar de 30% a 40% mais caro que o asfalto tradicional. Entretanto, segundo Nascimento, existe um menor custo de manutenção e consumo de materiais, diminuição dos tempos de interdição e a durabilidade dos pavimentos. Seus principais usos incluem áreas de tráfego pesado e canalizado (como corredores de ônibus e pistas de taxeamento de aeroportos), vias de baixa velocidade (entroncamentos e trevos), vias urbanas de alto volume de tráfego, reforço da estrutura de pavimentos e restauração de pavimentos antigos.

Texto: Flávia Sapienza