UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NOS CEUS

A SIURB concluiu adaptações em diversos CEUs para implantação da UAB- Universidade Aberta do Brasil

 A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras, SIURB, concluiu as adaptações nos CEUs Quintas do Sol (Penha); Campo Limpo; Alvarenga (Cidade Adhemar); Parque Veredas e Vila Curuçá (Itaim Paulista); Casa Blanca (M’Boi Mirim); e Cidade Dutra (Capela do Socorro) que serão utilizadas para as aulas da Universidade Aberta do Brasil - UAB.

Para implantação da UAB nos CEUs algumas estruturas passaram por modificações no layout no prédio da EMEI/EMEF; na área da Biblioteca e Telecentro. As alterações ocorreram para a implantação da sala de teleconferência ou web conferência; sala de coordenadores; sala de tutores; sala de aula; e secretaria.

A Secretaria Municipal da Educação decidiu junto aos administradores dos CEUs e das DREs o local mais apropriado em cada CEU para as modificações necessárias, garantindo que os espaços sejam adequados as aulas da UAB – Universidade Aberta do Brasil.

A modificações abrangem também a infraestrutura do espaço, como iluminação, rede elétrica, divisórias, revisão hidráulica e pintura. Este conjunto de obras custou cerca de R$ 600 mil.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, em São Paulo, a implantação de Polos da Universidade Aberta do Brasil, a UAB, será nos Centros Educacionais Unificados (CEUs), objetivando a formação superior dos profissionais de Educação. Eles serão preparados para utilizar as novas tecnologias como recurso pedagógico e para criar uma comunidade que poderá desenvolver conteúdos em grupo e trocar experiências com outros profissionais da área no Brasil e no exterior. O objetivo também é de promover a formação permanente no local de trabalho e reconhecer a importância da interação com a comunidade para a formação profissional.
A UAB é a denominação para a formação voltada à pesquisa e à educação superior (compreendendo formação inicial e continuada) que será formada pelo conjunto de instituições públicas de ensino superior, além do conjunto de Centros Federais de Educação tecnológica, articulados e integrados com a rede de polos de apoio presencial para educação a distância.
Além de proporcionar a formação superior dos profissionais de Educação ofertando inclusive mestrado e doutorado, a implantação dos polos da UAB em São Paulo também auxiliará nas seguintes ações:

Telecentro


- Preparar os profissionais para utilizar as novas tecnologias como recurso pedagógico;
- Implementar o programa de capacitação dos profissionais da educação sobre a igualdade de gênero e de raça/cor para o combate à discriminação das mulheres e dos negros;
- Organizar e reforçar o acervo existente na Secretaria, incrementando-o com dados; informações; periódicos; etc, constituindo para isso parcerias com universidades, outras bibliotecas, editoras e instituições governamentais e não governamentais;
- Considerar as unidades escolares como o locus da formação em serviço;
- Promover a formação permanente no local de trabalho e reconhecer a importância da interação com a comunidade para a formação profissional.
O Acordo de Cooperação Técnica prevê a Cooperação Técnico-Operacional entre a Fundação CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o Município de São Paulo, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação, com vistas ao apoio ao Programa de Educação à Distância SPTEC (Universidade Aberta Integrada do Brasil).
Serão criados 31 Polos da Universidade Aberta do Brasil, instalados em CEUs, oferecendo cursos de: Graduação, Aperfeiçoamento, Especialização e Mestrado. Os profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino serão vinculados a um Polo de Formação. Já foram localizados 18 polos e passaram a ofertar cursos em parceria com a UNIFESP:
•Informática em Saúde (especialização - 490h)
•Gestão Pública (especialização - 510h)
•Gestão Pública Municipal (especialização - 510h)
•Prevenção uso indevido de drogas (especialização)

E com a UNESP:
•Pedagogia (graduação)
•Tecnologia Assistiva, Projetos e Acessibilidade (aperfeiçoamento - 200h)
•Práticas Educacionais Inclusivas na Área de Deficiência Intelectual (aperfeiçoamento - 200h)

Texto: Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras e Secretaria Municipal de Educação