Ressignificando os resíduos sólidos por meio da arte nas escolas

topo

Ressignificando os resíduos sólidos por meio da arte nas escolas

Dia: 21/09/2023, quinta-feira.
Horário: 8h30 às 16h30.

Assista ao evento gravado aqui 

Descrição

Esse seminário tem o objetivo de lançar o curso “Ressignificando os resíduos sólidos por meio da arte nas escolas” para profissionais das unidades educacionais da rede municipal de educação da cidade de São Paulo, artistas e educadores em geral, com foco na promoção de educação ambiental relacionando estética e disseminação da longevidade dos materiais de uso comum nas escolas e na cidade.


O seminário recebe duas profissionais que atuam no Centro Remida (Centro de Reutilização Criativa de Resíduos de Empresas) na cidade de Bolonha e discorrem sobre a importância da estética e do trabalho com resíduos sólidos e elementos da natureza nas escolas experiência do Centro Remida de Bolonha. Logo após, dois pesquisadores brasileiros, discutem as experiências brasileiras sobre pesquisa e trabalho com resíduos sólidos e elementos da natureza nas escolas a partir do compromisso de ético e estético Paulo Fochi, Pedagogo, doutor em Educação (USP) autor de vários livros, Professor e pesquisador (Unisinos) e Jo Pareja – Professora com experiência como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil em escolas particulares de São Paulo. Assessora em escolas públicas e particulares no segmento da primeira infância com foco no currículo para a Educação Infantil. Participou de Grupos de Estudos na cidade de Reggio Emilia (Itália) Aprofunda sobre os Princípios Éticos, Estéticos e Políticos da Abordagem Reggiana no grupo de Estudo desde 2013. Hoje é diretora e formadora na Escola Ateliê Carambola

 
No período da tarde, o seminário oferece ainda, a realização de duas oficinas Construção de Instrumentos Musicais a partir de Resíduos Sólidos e Reaproveitando os Resíduos têxteis.
Este seminário é uma iniciativa da SVMA/UMAPAZ, SME e Secretaria Municipal de Cultura em pareceria com Ateliê Carambola - Escola de Educação Infantil.

Conteúdo Programático

Seminário 

8h30 - 9h
Café de Boas-vindas

9h - 9h30
Mesa de Abertura – Autoridades

9h30 – 10h
Mesa 1 – A importância da estética e do trabalho com resíduos sólidos e elementos da natureza nas escolas experiência do Centro Remida de Bolonha. Depoimentos de  Carlotta Ferrozzi e Cilene Tineli

10h – 11h
Mesa 2 - Experiências brasileiras sobre pesquisa trabalho com resíduos sólidos e elementos da natureza nas escolas a partir do compromisso de ético e estético. Painel de Especialistas: Paulo Fochi,  e Jo Pareja 

11h - 11h30
Perguntas

11h30
Lançamento do Curso para os Educadores
 

12h às 13h30
Almoço

 

 Oficinas 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

13h30 – 16h30 - Oficina 1 - Criação de Instrumentos Musicais

Oficina de Costura a partir do aproveitamento de resíduos têxteis
Com Ana Gira Sol - Coordenadora do Programa de Iniciação Artística para Primeira Infância e há mais de doze anos vem desenvolvendo a sua pesquisa artístico pedagógica na área, atuando em diversos projetos na cidade.
Constrói Instrumentos Musicais a partir de Resíduos Sólidos a partir de materiais da construção civil como canos de pvc e conduítes, ensina como produzir instrumentos musicais para uso de crianças pequenas.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

13h30 – 16h30 - Oficina 2 - Costura a partir do aproveitamento de resíduos têxteis


Reaproveitando os Resíduos têxteis
Com Sandra Masil
A partir da premissa da sustentabilidade e valorização do meio-ambiente, Sandra Masil demonstra na prática para crianças como reutilizar e transformar resíduos têxteis, customizando artigos com botões, tecidos, fios e retalhos. Sandra iniciou a sua pesquisa sobre reaproveitamento de resíduos da indústria têxtil trabalhando como costureira em oficinas de costura, onde percebeu seu interesse em criar novas formas e valores para aquilo que não seria utilizado e descartado.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

16h30 
Café de Despedida

 

Palestrantes 

 
 
 
Carlotta Ferrozzi
Fundadora da Associação Funamboli que administra o Centro ReMida Bologna_Terre d'Acqua, o centro para a reutilização de materiais de resíduos corporativos, do qual é coordenadora pedagógica. Responsável por projetos de formação para professores, co-projetação de percursos educativos para escolas de todos os níveis e pelo relacionamento com empresas para a recuperação de resíduos de materiais empresariais. Defende que o lixo é um recurso educacional inesgotável e luta todos os dias pelo direito à beleza. 
 
Cilene Tineli 
Pós-graduada em Educação e Natureza, curso interuniversitário ministrado pelas Universidades de Milão-Bicocca, Bologna Parma e Valle d’Aosta. Mestre em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Atuei no Brasil como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil e Ensino Fundamental/anos iniciais. Atua como formadora e representante internacional. Revisora e tradutora de artigos e obras italianas, traduzidas para o português e voltadas à educação.
 
Paulo Fochi
Doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores (USP) com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha) Especialista em Educação Infantil (Unisinos), Especialista em Gestão e Organização de Escola (Unopar) e Pedagogo (Unopar). Professor do curso de Pedagogia, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação e pesquisador do Instituto para Inovação em Educação (Unisinos). Pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq). Fundador e coordenador do Observatório da Cultura Infantil - OBECI. Membro da Associação Criança (Braga, Portugal). Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association - EECERA). Conferencista nacional e internacional. Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É colunista do Portal Lunetas e tem publicado especificamente no campo da Pedagogia da Infância, Educação Infantil, Bebês, Documentação Pedagógica e Formação de Professores.
 
 
Jo Pareja 
Professora, Graduada em Pedagogia pela PUC – São Paulo com habilitação em Orientação e Supervisão Escolar, Pós-Graduada em Artes - Especialista em Linguagens da Arte com ênfase nas Artes Visuais. Experiência como professora e coordenadora pedagógica da Educação Infantil em escolas particulares de São Paulo. Assessora em escolas públicas e particulares no segmento da primeira infância com foco no currículo para a Educação Infantil. Participou de Grupos de Estudos na cidade de Reggio Emilia (Itália) Aprofunda sobre os Princípios Éticos, Estéticos e Políticos da Abordagem Reggiana no grupo de Estudo desde 2013. Hoje é diretora e formadora na Escola Ateliê Carambola
 
 

Coordenação

Giovana Barbosa de Souza

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

     

     

    

 

Sobre

Público: Interessados.

Dias: 21/09, quinta-feira

Horário: 8h30 às 16h30

Local: UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Inscrição: Nessa atividade você pode se inscrever no seminário na parte da manhã e em uma das duas oficinas na parte da tarde ou só na parte da manhã ou só na parte da tarde. Essas opções estarão listadas no formulário a ser preenchido ao clicar no botão abaixo

 

Assista ao evento gravado 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •