CURSO UNIVERSOS DA COR Aula #04 - Práticas Artísticas: pigmentos naturais e primeira infância

topo

CURSO UNIVERSOS DA COR Aula #04 - Práticas Artísticas: pigmentos naturais e primeira infância 
 

Dia: 10/6, sexta-feira
Horário: 9h30 às 11h30

Descrição

No 2º semestre / 2021, o Ateliê de Arte da UMAPAZ, abordou a Cor na Composição Cromática e na História da Arte -  em aulas práticas e teóricas. O resultado, vemos nas obras do coletivo do ateliê:

 https://www.instagram.com/p/CXdvWAIL9vB/?utm_medium=share_sheet

Quanto mais adentrávamos a Cor na arte, mais trazíamos para as aulas referências de cores nos elementos da natureza, na arte das crianças, na paisagem urbana, sua aplicação na saúde... O tema se desdobrava! 

O Curso Universos da Cor nasceu desta vontade em expandirmos para outros saberes e experiências o que a prática artística nos instigava a produzir e refletir.

Deste modo, cada aula trará profissionais com experiências em disciplinas diversas (Arte, Educação, Ciência, Meio ambiente, Saúde e outras) onde poderemos tecer conexões entre saberes:  um dos fios condutores da UMAPAZ. 

Confiram a Programação de Maio e Junho!

Conteúdo Programático

Aula 04 

A rotina dos bebês e crianças no CEI Jardim Verônia, lhes proporciona ricas e intensas experiências com os elementos da natureza em nosso quintal!

Nas artes, tem sido explorado o uso de pigmentos naturais como forma de experimentar, vivenciar e ampliar o conhecimento dos elementos naturais, são eles: urucum, beterraba, argilas coloridas, terra, entre outros.

A educação ambiental na E.I. esteve presente desde sempre no currículo do CEI Jardim Verônia! Em 2012 foi tema de estudos do nosso PEA e de lá pra cá os conhecimentos foram se ampliando a cada ação pedagógica estudada, planejada e realizada nesta direção.  Tem sido um desafio para nós adultos envolvidos neste processo de repensar o consumo desenfreado no qual estamos inseridos. 

Há um processo contínuo de reflexão, construção, desconstrução e reconstrução de conceitos, saberes para a prática de uma vida harmônica com e no planeta Terra.) 

Serão apresentadas nesta aula, as ações do CEI (Centro de Educação Infantil) Jardim Verônia da Secretaria Municipal da Educação que, de modo efetivo, traz às crianças experiências de sensibilização aos elementos da natureza, despertando conscientização do ser e seu entorno.

Também será abordado o Projeto “PLANETA TERRA, EU AMO EU CUIDO” que de modo interdisciplinar abarca propostas correlatas: Projeto Horta; Projeto Cores, Aromas e Sensações; Projeto Cozinha experimental; Projeto Parque Sonoro; Projeto Cores, Aromas e Sensações; Coleta Seletiva do Lixo, entre outros.

Facilitação

Andreia Mota Gaiardoni
Professora de Educação infantil graduada em licenciatura Pedagogia pelo centro Universitário Sant’Anna. Pós-graduada em Educação Infantil Pedagogia Freiriana pela UNINOVE Universidade Nove de Julho, Pós-graduada em Corpo e movimento: Concepções e práticas Educativas. Pela Faculdade Casa Branca.  Atua há 12 anos no Centro de Educação Infantil da SME/SP da cidade de São Paulo na educação pública municipal como professora de Educação Infantil na unidade CEI Jardim Verônia. 

Daniele Silva Fernandes
Professora de educação infantil graduada em Pedagogia e habilitação em Artes Visuais. Pós-graduada em Educação Inclusiva e Deficiência Intelectual pela PUC-SP. Pós-graduada em Psicopedagogia institucional na UNICSUL. Atua há 6 anos no Centro de Educação Infantil na rede municipal de ensino de São Paulo e há 4 anos no CEI Jardim Verônia.

Rosangela de Morais
Professora, Coordenadora Pedagógica. É pós-graduada em Educação Inclusiva pela UNG. É pós-graduada em Prevenção ao uso Indevido de Drogas pela UNIFESP. Formada em Pedagogia com especialização em Orientação e Supervisão Escolar pela UNG.  Formada em Psicologia, Licenciada e Bacharel em Psicologia pela UNG.  Atua há 30 anos na Educação Pública nas redes: Estadual e Municipal de São Paulo, destes, há 18 anos como Coordenadora Pedagógica na educação Infantil da SME/SP, atualmente no CEI Jardim Verônia.

 

Coordenação

Cristiana Bernardi Isaac

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

Sobre

Público: Interessados em geral

Vagas: 30 

Dia: 10 de junho de 2022 (sexta-feira)

Horário: das 9h30 às 11h30

Local: UMAPAZ 

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268 – Jd. Luzitânia- Parque Ibirapuera

Pedestres: Acesso pelo portão 7A do Parque Ibirapuera.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano, estacionamento (Zona Azul).

Referências Bibliográficas e Materiais: Materiais e Bibliografia serão enviados por e-mail aos contemplados na inscrição.

 

Certificado: Terá direito a certificado quem tiver, no mínimo, 75% de presença no conjunto de aulas.

 


 

Como chegar na UMAPAZ


Confira nossas redes socias

  •