Conheça o Programa Carta da Terra em Ação

 

Programa CARTA DA TERRA EM AÇÃO

O Programa Carta da Terra em Ação visa contribuir na formação de uma Rede de cidadãos preparados para atuar enquanto agentes socioambientais urbanos, abertos a percorrer um processo de aprendizagem contínuo e integrado, fundado na revisão de conceitos para a construção de uma sociedade sustentável. Volta-se ao fomento da participação e formação do coletivo, na incorporação da cultura de paz em sua totalidade, na construção de uma rede que atenda aos interesses sociais, econômicos e ambientais, de forma indissociável; além de se aliar ao repensar do Desenvolvimento Sustentável trazido pela agenda 2030.
A Rede Carta da Terra em Ação pretende reunir atores diversos que reconheçam a complexidade da cidade de São Paulo, visando torná-la sustentável e educadora.
As atividades do Programa são amparadas por cinco pilares conceituais e metodológicos: A Carta da Terra, A Agenda 2030, A Complexidade, as Metodologias Integrativas e a Cidade Educadora.

A Carta da Terra, documento internacional acolhido pela UNESCO em 2002, apresenta valores para uma sociedade sustentável global, fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e na cultura de paz, é aqui entendida como alicerce para a revisão da atuação dos cidadãos na cidade de São Paulo. Por ser um documento coletivamente constituído e que propõe o resgate de valores éticos, nos dá a dimensão de, ao pensarmos uma metodologia para sua prática, termos a coerência e a responsabilidade com a ética e com a diversidade, onde a integridade das relações permite a transformação e, porque não, o próprio aprendizado.

Agenda 2030
Rever e qualificar a atuação dos cidadãos na cidade, com o objetivo de formar agentes socioambientais urbanos, nos traz a necessidade de revisitar conceitos e práticas. Para tanto, nos aproximamos da revisão do caminho para o Desenvolvimento Sustentável, proporcionado término dos Objetivos do Milênio e criação da Agenda 2030. Partimos do princípio de que é necessário o estabelecimento de metas que integrem o desenvolvimento humano às ações que sustentam os sistemas naturais da Terra, os suportes da vida. A aposta é combinar os Princípios do Desenvolvimento Sustentável com a complexidade do meio urbano em prol de garantir vida com dignidade a todo.

Complexidade
Para compreender a cidade de São Paulo no contexto dos sistemas complexos, é importante um panorama que demonstre a complexidade de seus elementos. Vê-la como um espaço que atrai e conecta pessoas, regido por leis e normas, mas principalmente, por relações e culturas. A cidade é, portanto, espaço dinâmico, resultado e resultante de formas de vida impactantes, onde a complexidade não é resultante, exclusivamente, da variedade de componentes e dinâmicas, mas do modelo de conexão entre elas. Desta forma, é no espaço das cidades que o desenvolvimento sustentável e valores da Carta da Terra encontram maior desafio e oportunidade, evidenciam, assim, a necessidade de nos aproximarmos dos elementos da cidade, revisitando-os, conhecendo, aprimorando e trocando percepções.

Cidade Educadora (Educação Integral)
Na intenção de alcançarmos uma sociedade sustentável, o Programa propõe que equilibrar os elementos da cidade significa promover uma articulação territorial voltada à educação. Uma educação não apenas escolar, mas de responsabilidade de todos. Colocando a formação da cidadania como central ao processo de aprendizagem, a cidade se torna chave para esse fim. A Cidade Educadora é aquela em que todos os seus atores se integram por um projeto comum, reconhecem seu potencial educativo, e resultam em desenvolvimentos de todos os seus cidadãos.

Metodologias Integrativas
Nesta teia de ciclos, elementos, conteúdos e reflexões, o ato ou efeito de integrar, de tornar inteiro, ocorre pelas metodologias integrativas. Elas têm como objetivo integrar as dimensões emocional, mental, física e espiritual, promovendo a abertura e o envolvimento para o aprendizado.


 

Gostou da nossa proposta e quer vir com a gente nesse desafio?

O Carta da Terra em Ação é dos programas da Divisão de Formação em Educação Ambiental e Cultura de Paz da UMAPAZ, Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura da Paz, vinculada à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente.

Para que tudo isso seja possível, o Programa dispõe os Seminários Educação Ambiental semeando a Cidade Educadora, cursos e palestras que aprofundam as bases de atuação propostas pelo Programa e nosso carro chefe: a Formação de Agentes Socioambientais Urbanos. Um curso de 100 horas/atividades estruturado em módulos que trazem uma teia de possibilidades para a transformação socioambiental para a cidade.