Para enriquecer a alma

Curso de Desenho à Mão Livre no Paisagismo reúne pessoas diversas em torno do objetivo de observação e desenho dos padrões da natureza

Na aula do dia 29 de abril, a turma do curso de Desenho à Mão Livre no Paisagismo praticou exercícios de desenho de observação ao ar livre no Viveiro Manequinho Lopes. A professora Brigitte Baum propôs a escolha de uma paisagem, uma planta ou uma árvore para desenhar, ali pelos arredores do laguinho de peixes e da fonte do Viveiro.

A aula prosseguiu com cada um se acomodando para se dedicar aos desenhos, enquanto Brigitte passava para observar, comentar e auxiliar. A sua conversa com cada aluno varia muito, face às diferentes técnicas e abordagens de desenho de cada um. Enquanto alguns tentavam criar sombras para compensar a iluminação do sol da manhã de outono, outros investiam no desenho em perspectiva.

Foram quase 2 horas de concentração e exercícios, rendendo os mais diversos desenhos pelos mais diversos atores (em idade, gênero, deficiência ou proficiência). Os estímulos sonoros e visuais do Viveiro, serenos e belos, estimularam a realização dessa atividade. Uma aluna comentou: “somos gente com tempo livre para enriquecer a alma”.

Noções como a ideia de escala e o processo de criação de camadas no desenho foram elaboradas ao final da manhã, conforme o compartilhamento dos desenhos de cada um. Brigitte apreciou minuciosamente cada desenho, incentivando o gosto por desenhar e pelo desafio da observação.