1º Curso Danças Circulares na Educação Ambiental

Aconteceu na UMAPAZ

 

Foi realizado o 1º curso Danças Circulares na Educação Ambiental de 21 de setembro a 9 de novembro de 2015 pela parceria formada entre as educadoras da UMAPAZ Formação: Estela Gomes, Débora Marcondes, Lia Salomão e Mirian Okada. Com o apoio das estagiárias Camila Costal, Tamirys Gonçalves e Marcia Sobreira o curso foi realizado com 22 pessoas, 48% não conhecia a UMAPAZ; 90% do público foi de mulheres, 32% na faixa etária entre 31 e 40 anos; 52% da região sul de SP, 24% da leste, 14% da oeste e 10% de outros municípios.

Buscando introduzir as Danças Circulares como metodologia para o educador trabalhar os conteúdos de Educação Ambiental nos processos pedagógicos, foi dirigido a educadores que atuavam com crianças na faixa etária entre 6 e 14 anos. Utilizando recursos como exposição dialogada, vivência de Danças Circulares, contação de história, leitura de textos e atividades em grupo foram trabalhadas 12 danças entre cantadas, tradicionais e contemporâneas dos povos, algumas coreografadas especialmente para o curso.

O curso propôs a retomada da circularidade na educação utilizando as Danças Circulares como instrumento pedagógico. Os alunos referiram ter aprendido uma forma lúdica para utilizarem no trabalho; que os conteúdos abordados agregaram valores e novos conhecimentos; que o curso veio de encontro à busca e formação profissional; que este recurso pode auxiliar a cultivar valores como respeito, diversidade e integração entre os alunos. Uma das educadoras refere que “o tema traz uma nova linguagem para ser levada ao árido chão da escola, abrindo perspectivas para um cotidiano mais humano e ético, respeitoso em diferentes dimensões do indivíduo e do grupo.”

A próxima turma está prevista para acontecer a partir de fevereiro de 2016!