Danças Circulares e Promoção de Saúde e Bem Estar: Um Estudo Qualitativo

Aconteceu na UMAPAZ

Noite especial de 29 de abril na UMAPAZ com a palestra/vivência DANÇAS CIRCULARES E PROMOÇÃO DE SAÚDE E BEM ESTAR: UM ESTUDO QUALITATIVO com a terapeuta ocupacional Ana Lucia Borges da Costa. Evento organizado em parceria com a Renata Carvalho Lima Ramos da TRIOM onde tivemos o prazer de receber também a presença de Judy King da Inglaterra. Na palestra Ana apresentou os resultados da tese de seu doutorado que foi realizado na Inglaterra – Universidade de Bolton - onde reside há 14 anos trabalhando como terapeuta ocupacional e focalizadora de Danças Circulares. Ana falou sobre conceitos muito interessantes que utilizou em seu trabalho integrando os temas Danças Circulares, Terapia Ocupacional e Bem-estar tendo realizado 39 entrevistas com participantes de Danças Circulares (DC), focalizadores e coordenadores de treinamento/formação de várias regiões do Reino Unido.

O objetivo de sua pesquisa foi o de conhecer as experiências subjetivas das pessoas que participam das DC estudando os benefícios para o bem-estar além do impacto da pedagogia da DC na experiência dos participantes e na promoção do bem-estar. A autora falou sobre a ciência da ocupação, o lazer sério e a importância da abordagem pedagógica em sua pesquisa. A categoria central que envolveu a todos os participantes da pesquisa foi nomeada como “há um lugar para todos” onde a Dança Circular apresentou a capacidade de incorporar a diversidade em práticas, estilos, culturas e povos, inclusão, etc e promoveu a criação de possibilidades incluindo o desenvolvimento pessoal e profissional, as diversas escolhas e abertura de novos caminhos.
Recebemos ao redor de 120 participantes envolvidos no movimento das DC, interessados em conhecer os resultados da tese e outros que vieram pela primeira vez à UMAPAZ refletindo a expansão da rede. Dançamos em quatro círculos, saboreamos um lanche compartilhado pelos amigos da roda, escutamos palavras sábias, refletimos juntos, nos emocionamos e experienciamos o silêncio.

Veja nossa galeria de fotos.