Curso de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN – Direito ou Escolha? – 4ª Turma

 

Com a proposta de difundir o conceito de Segurança Alimentar e Nutricional – SAN - e refletir sobre conhecimentos e habilidades para a escolha de alimentos de forma adequada, saudável e segura, a UMAPAZ oferece o Curso de Segurança Alimentar e Nutricional - SAN – Direito ou Escolha?
Será abordada a discussão do consumo sustentável e consciente, das culturas alimentares das diversas regiões do país, que nos remete à reflexão da importância das políticas intersetoriais, para ampliação do entendimento e das ações de SAN.

Objetivo:
Favorecer a reflexão sobre a temática da Segurança Alimentar e Nutricional, da produção ao consumo, no intuito de ampliar o olhar para o desenvolvimento das ações de SAN, com diferentes atores sociais.

Programa:
- Construção dos conceitos: Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Soberania Alimentar e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA); Conceito e Marco Legal.

- Dimensão Alimentar (produção e disponibilidade de alimentos) e Dimensão Nutricional - as relações entre o ser humano e o alimento. Alimento industrializado e Alimento natural.

- Consumo de alimentos; Marketing Nutricional; Cultura Alimentar; Educação Alimentar.

- Intersetorialidade: das Políticas Públicas, dos Serviços e dos atores envolvidos. Mecanismos de Garantia: Ações, Programas, Participação e controle social.

 

Vagas: 40 - Haverá seleção.
Facilitadora: Solange Cavalcante da Silva Redolfi, pedagoga e nutricionista, pós-graduada em Gestão Ambiental pela Faculdade Saúde Pública/USP, Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein e Gastronomia Funcional pela Faculdade Método de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Tibiriçá e em Nutrição pela Universidade Paulista.
Como técnica da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo, atua no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável/CRSANS-BT desde 2003, coordenando e desenvolvendo ações na área de Educação Ambiental e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Participou do processo de implantação do CRSANS-BT. É membro da Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS-Capital – gestão 2013-15) e foi membro do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional da Cidade de São Paulo (Comusan-SP- gestão 2011/2014), ambos como representante da SVMA.
Coordenação: Suely F. Bassi
Público: profissionais da área da saúde, educadores e demais interessados no tema. 

Dias: 2, 9, 16 e 23 de março de 2015, segundas-feiras
Horário: das 13h30 às 16h
Carga horária: 10 horas/totais
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Período de inscrição: 5 a 13/02/2015
Inscrições encerradas.