Riscos Ambientais Urbanos: uma abordagem preventiva

 

 

O planeta Terra é um sistema dinâmico interna e externamente, portanto os fenômenos naturais trazem mudanças constantes na paisagem. O ser humano também é um agente modificador da paisagem e sua interferência nos processos naturais pode causar situações de vulnerabilidade. Com o aumento da população e as mudanças climáticas têm aumentado a quantidade de danos e perdas de caráter social e econômico por ocorrência de desastres ambientais urbanos.

Para prevenir alguns riscos associados a desastres naturais é necessário conhecer um pouco da dinâmica natural que é responsável pelo acontecimento destes fenômenos e refletir sobre sua associação à ação humana.

Os moradores em áreas de risco necessitam de conhecimento prático com o qual reconheçam as situações de risco e possa agir para prevenir a ocorrência de desastres, a oficina buscará fornecer estes subsídios.


Objetivos:
Discutir e entender os problemas ambientais urbanos associados à interferência humana na dinâmica natural do planeta;
Trazer meios didáticos de ensino de geociências associado aos riscos ambientais;
Trabalhar a prevenção do risco junto à comunidade;


Conteúdo:
Esta oficina propõe a discussão de problemas urbanos associados a eventos naturais potencializados pelo homem, com foco para enchentes e escorregamentos na cidade de São Paulo. Estes dois fenômenos são frequentes na cidade e afetam um grande número de pessoas anualmente, podendo se tornar situações de risco.
As dinâmicas serão iniciadas com a definição e discussão sobre os termos: desastres naturais, riscos, eventos climáticos extremos, entre outros. Serão apresentados exemplos de situações em que a ocupação humana nos vários tipos de terrenos, associadas aos fenômenos naturais, podem causar uma série de danos. Para entender como ocorrem estes fenômenos serão apresentados conceitos relacionados às geociências que permitem o entendimento técnico básico destes problemas.
Trabalhando a prevenção no tripé de percepção, mitigação e adaptação do risco, o último encontro será direcionado de acordo com os problemas de cada região atendida.

Conteúdo Programático:

Aula 1
Sistemas terrestres: Biosfera, hidrosfera, atmosfera, geosfera e suas interações.

Aula 2
O que são Desastres Naturais? O que é Risco? Quais são os principais tipos de desastres naturais?
Riscos Hidrológicos: O ciclo da água urbano/ bacia hidrográfica/ enchentes, inundações e alagamentos/ recursos didáticos para entender níveis de absorção de água no solo, e como construir um pluviómetro.

Aula 3
Riscos Geológicos: Relevo de encostas/ tipos de solos e rochas/ tipos de escorregamentos/ como prever um escorregamento.

Aula 4
Discussão sobre problemas locais e estudos de caso.

 

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário (disponível aqui) até dia 30/04/2014. Em caso de dúvida, ligar para (11) 3385-4350.

 

 

Dia: 10, 17, 24 e 31 de maio de 2014, sábados
Horário: das 9h às 13h
Facilitação: Mariza Fernanda da Silva
Coordenação: Gustavo Agni Beuttenmuller
Público: Membros da comunidade local, moradores de área de risco, conselheiros do CADES, educadores, líderes comunitários, estudantes de licenciatura e público interessado.
Local: UNIFESP (Santo Amaro), Av. Padre José Maria, 545 - Santo Amaro (Ao lado do Terminal Santo Amaro). Tel.: (11) 3385-4350

Inscrições: aqui

 

Em caso de dúvida, ligar para o telefone (11) 3385-4350, ou pelo e-mail edambiental@prefeitura.sp.gov.br