Voluntariado

Quer contribuir com
a Educação Ambiental
em São Paulo?

Encontre abaixo a sua área de atuação no voluntariado e faça parte da UMAPAZ.

Edital de Chamamento Público Nº 09/SVMA.G/2021

O MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, por meio da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente – SVMA, considerando o Decreto Municipal nº 57.839/2017 e a Portaria SVMA nº 52/2020, que dispõem sobre a regulamentação e procedimentos para a prestação de serviços voluntários na Administração Municipal, TORNA PÚBLICO, para conhecimento de quantos possam se interessar, que receberá inscrição de cidadãos interessados em prestar serviços voluntários na Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz - UMAPAZ/SVMA.

1. Objeto

1.1. A finalidade do presente chamamento público é a abertura de inscrições para os cidadãos interessados em prestar
serviços voluntários na Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz – UMAPAZ/SVMA.

1.2. Os voluntários poderão atuar nas seguintes divisões da UMAPAZ/SVMA, nas seguintes atividades:

1.2.1. Na Escola de Agroecologia de Parelheiros, sediada no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia: realização de aulas e palestras nas áreas de educação, cultura, saúde, saneamento, agricultura e turismo, gastronomia, artesanato, reciclagem e meio ambiente, entre outros temas afins; apoio na manutenção da horta e viveiro, de vitrine demonstrativas, na gestão do banco de sementes, do meliponário, de trilhas e monitoria ambiental e manutenção em geral;.participação em construções sustentáveis; monitoria de aulas e atividades práticas; apoio na elaboração de material educativo (digital, impresso), na captação de imagem e som, locução, legenda, ilustração e edição de vídeo; design e editoração de materiais digitais e impressos; realização de estudos e pesquisas em manejo sustentável, ecoturismo, desenvolvimento sustentável, agroecologia e meio ambiente; participação em vídeos e eventos educativos, como shows e apresentações.

1.2.2. Na Divisão de Formação e Cultura de Paz (DFEPAZ), sediada no Parque do Ibirapuera: colaboração aos programas e atividades voltadas ao meio ambiente e cultura de paz, incluindo cursos, palestras, workshops, oficinas e demais ações virtuais, presenciais ou híbridas, bem como elaboração de conteúdo para redes sociais e materiais educativos.

1.2.3. Na Escola Municipal de Jardinagem (EMJ), sediada no Parque do Ibirapuera: apoio ao manejo e manutenção do Campo Experimental - área de compostagem e minhocários; coleções de plantas diversas (medicinais e aromáticas; floríferas e forrações; plantas de ambientes internos cultivadas em vasos; hortaliças convencionais e não convencionais - PANC, entre outras); apoio em atividades práticas desenvolvidas pela EMJ no Campo Experimental ou na UMAPAZ (como oficinas, trilhas, vivências e exposições); apoio em pesquisas e elaboração de materiais educativos; realização de palestras e cursos sobre temas complementares às temáticas ministradas na EMJ; apoio ao manejo e manutenção dos Jardins Temáticos da UMAPAZ (Jardim Amigo da Fauna, Jardim de Chuva, Canteiros Sintrópicos, Mandala de PANC e Jardim de Plantas Medicinais /Jardim Sensorial); entre outras atividades de interesse da EMJ.

 

Voltar ao topo

2. Inscrição e Documentação

2.1. Os interessados deverão encaminhar email com o título “Voluntariado na UMAPAZ/SVMA” para umapaz@prefeitura.sp.gov.br com os seguintes documentos:

2.1.1. Carta de apresentação de até duas páginas, explicitando a área dentro da UMAPAZ/SVMA na qual gostaria de atuar, as atividades com as quais poderia contribuir e a disponibilidade de dias e horários para prestação do serviço voluntário;

2.1.2. Currículo resumido, com telefone para contato.

2.1.3. Comprovante de vacinação em dia (incluindo vacina contra Covid-19 e contra tétano), caso as atividades com as quais a pessoa pretende colaborar sejam presenciais.

2.2. O recebimento de manifestações de interesse é de fluxo contínuo, e pode se dar a qualquer tempo, seguindo o fluxo e a documentação indicados acima.

2.3. As áreas técnicas da UMAPAZ/SVMA analisarão a documentação dos inscritos na medida em que haja demanda para acolher voluntariado em suas atividades descritas no item 1 deste chamamento público, e entrarão em contato com os interessados que manifestaram interesse e disponibilidade em colaborar com as frentes de trabalho em questão.

2.4. Para maiores informações e em caso de dúvidas entrar em contato pelo e-mail umapaz@prefeitura.sp.gov.br.

Voltar ao topo

3. Das Condições de Prestação do Serviço Voluntário

 

3.1. Os serviços voluntários não admitem a possibilidade de qualquer repasse de valores ou benefícios, mesmo com ressarcimento de despesas.

3.2. Os voluntários receberão certificado reconhecendo os serviços prestados e têm direito a participar de atividades de formação promovida pela UMAPAZ/SVMA que contribuam para o trabalho a ser realizado.

3.3. Os voluntários selecionados assinarão um Termo de Adesão, conforme minuta constante no Anexo I da Portaria nº52/SVMA/2020, formalizando o local, o prazo, a periodicidade e a duração da prestação de serviço, bem como a definição e a natureza das atividades a serem desenvolvidas.

 

Voltar ao topo

4. Do Prazo de Vigência

4.1. A prestação de serviços voluntários terá o prazo de duração de até 1 (um) ano, a contar da assinatura do Termo de Adesão, e poderá ser prorrogado por igual período.

Perguntas Frequentes

É possível permanecer na escola, como um alojamento ou algo do tipo?

Infelizmente, não temos alojamento para oferecer (e nem podemos apoiar com ajuda de custo). Caso seja de seu interesse, há, porém, possibilidade de atividades voluntárias remotas.

É necessário ter experiência para participar do voluntariado?

Não é necessário ter experiências anteriores para voluntariar na UMAPAZ.

Até quando posso enviar a minha inscrição?

O credenciamento é de fluxo contínuo: ou seja, ele pode ser feito a qualquer momento. E, quando houver demanda por trabalho voluntário, as áreas técnicas entrarão em contato com os(as) potenciais voluntários(as) cadastrados(as), para realizar uma entrevista e ver se as habilidades, interesses e disponibilidade de horários casam (e, em caso positivo, para oficializar o Termo Individual de Adesão ao Trabalho Voluntário e iniciar as atividades).

É possível participar do processo seletivo tendo apenas uma dose da vacina contra o coronavírus?

Se o trabalho voluntário for remoto, não há problema ter só uma dose da vacina contra Covid-19. Se ele for presencial, será preciso aguardar você estar completamente imunizado(a).

Quais os dias da semana e horários em que as atividade de voluntariado em educação ambiental ocorrerão?

Não há dias e horários pré-estabelecidos. Isso será acordado entre você e a divisão técnica à qual você irá apoiar, a depender da demanda concreta e da sua disponibilidade.

Caso eu me inscreva eu ganho a formação específica para área de atuação?

Os(as) voluntários(as) têm direito a participar das formações da UMAPAZ, sim. Mas não são formações específicas, e sim aquelas já abertas ao público (e as atividades de formação continuada, no exercício do trabalho voluntário, em interação com a equipe técnica com a qual você irá colaborar).

Voltar ao topo

Confira nossas redes socias

 

  •