Live - Lançamento das Vitrines Demonstrativas de Técnicas Sustentáveis da Escola de Agroecologia:

topo

Live - Lançamento das Vitrines Demonstrativas de Técnicas Sustentáveis da Escola de Agroecologia:

Dia: 31/5 
Horário: 11h

Descrição

Para início das comemorações da semana do Meio Ambiente, a SVMA, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, através da UMAPAZ/Escola de Agroecologia, lançará em parceria com SMUL - Secretaria Municipal de Licenciamento - / Ligue os Pontos, uma série de vídeos ensinando sobre construção de técnicas sustentáveis para aproveitamento de água de chuva, irrigação sem gasto de energia, armazenamento e tratamento de água de pias e chuveiros ecológicos, compostagem em pequenos espaços, aproveitamento de resíduos orgânicos domésticos.
Técnicas, essas, construídas no Parque Nascentes do Ribeirão Colônia, extremo sul do município de São Paulo, onde está localizado a Escola de Agroecologia de Parelheiros.

O objetivo de instalar uma vitrine demonstrativa de técnicas sustentáveis no parque é para que seja uma inspiração para agricultores e moradores locais adotarem técnicas mais sustentáveis em suas propriedades e casas conforme a realidade e necessidade de cada munícipe.
Durante  visita às técnicas sustentáveis no parque o visitante pode verificar in loco a simplicidade, as funcionalidades e possibilidades de replicação devido ao baixo custo de cada técnica.
 

 Participante

Meire Aparecida Fonseca de Abreu
Formada em Gestão Ambiental e pós graduada em Educação Ambiental, Coordenadora da Coordenação de Educação Ambiental e Cultura de Paz - Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz - UMAPAZ da Secretária Municipal do Verde e Meio Ambiente da PMSP.

Eduardo de Castro
Secretário do Verde e do Meio Ambiente em exercício desde 2017, EDUARDO DE CASTRO é graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem especialização em Direito Empresarial na área de Transportes: Terrestre, Marítimo, Aéreo e Logístico, além de inúmeros cursos de aperfeiçoamento, complementação e atualização no campo do Direito. Desde os anos 1990 tem forte atuação na advocacia. Foi Assessor Especial de Antonio Carlos Rodrigues, no Senado e no Ministério dos Transportes. No Senado, de 2012 a 2014, atuou junto às comissões legislativas de Assuntos Econômicos (CAE), de Constituição e Justiça (CCJ) e de Infraestrutura em Transportes (CI).Em 2015, no Ministério dos Transportes, foi membro e Presidente do Conselho Fiscal da Empresa Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP), do Porto de Santos, representando a pasta. Fez parte do Conselho do CONTRAN e representou o Ministério no Fórum Nacional de Transportes. Foi membro efetivo da Inventariança da Rede Ferroviária Federal junto ao Ministério dos Transportes e do Conselho de Administração da CODESP. Em 2016, foi Presidente e Diretor de Gestão da Empresa de Planejamento e Logística em Transportes (EPL).

Nicole Gobeth Di Martino
Formada em Engenharia Florestal na ESALQ-USP, atua em programas socioambientais no campo do desenvolvimento sustentável desde 2001. Está na gestão do Projeto Ligue os Pontos, financiado pela Bloomberg Philanthropies e executado pela prefeitura de São Paulo, desde julho de 2019.

Roseli Allemann
Engenheira Agrônoma (UNESP – Jaboticabal), (1991 – 2021) – 30 anos formada. Mestre em Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente (SENAC) dissertação de mestrado tema” Gestão da Qualidade da Produção Orgânica do Estado de São Paulo. Especialista em Análise do Uso e Conservação de Recursos Naturais (NEPAM – UNICAMP), Especialista em Agroecologia (Universidade de Berkeley), Especialista em Geoprocessamento (SENAC) tema: analise espacial da produção orgânica no estado de São Paulo. Trabalhou 20 anos com comunidades tradicionais: Caiçaras e quilombolas e agricultores familiares no Vale do Ribeira com manejo de recursos naturais e saf- sistemas agroflorestais por Ongs e Prefeituras. Aldeias guarani TI Tekoa Pyau e TI Tenonde Porã e agricultores na região do extremo sul da cidade de São Paulo por empresas, ONGs e prefeitura.Trabalhou 10 anos com manejo arbóreo – região de Parelheiros – Subprefeitura de Parelheiros. UCs – DGUC e Educação ambiental/Sustentabilidade – Escola de agroecologia UMAPAZ.

Vinícius Martuscelli Ramos
42 anos, permacultor, comerciante e produtor orgânico. Ativista na alimentação Viva Biogênica. Tem grande carinho e apreço por Parelheiros onde idealizou a Rede Agroecológica Ballaio Orgânico com o objetivo e dar acessibilidade a orgânicos aos paulistanos por meio de um negócio social pautado na troca de saberes e no trabalho coletivo. E com a estrutura da Rede, foi formalizado Ballaio Orgânico, empresa que comercializa produtos sustentáveis e presta serviço de assistência técnica em construções sustentáveis e para a produção agroecológica.

 Live

Assista a Live aqui! aperte o play abaixo e aproveite!

 

 

Primeiro vídeo da série! 

Além das vitrines descritas acima, haverá vídeos de instruções de como empregar essas técnicas na casa de vocês! São vídeos muito bem produzidos, bastante claros e sobre assuntos interessantíssimos como construção em terra, construção de filtro caseiro, minhocário e diversos temas.

Eles serão publicados semanalmente em nosso Youtube. Não percam!!! Hoje lançamos o primeiro da série que ensina como fazer o tratamento de água da sua casa com bananeiras! Muito legal! Aprecie sem moderação!

 

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentáve

     

   

   

 

Sobre

Público: Interessados.

Dias: semana de 31/5 

Horário: 11h

Local: Youtube da UMAPAZ ou,  aperte o play abaixo  

Confira nossas redes socias

 

  •