Sementes: Biologia, Jardinagem e Folclore

" "
 

topo

Curso Sementes: Biologia, Jardinagem e Folclore
 

Dias: 11/03/2024 a 24/04/2024; Segunda e quarta-feira.
Horário: 14h às 16h.

Inscrições em 19/2 às 10h.

 

 

Descrição

As sementes são um dos principais meios de obtenção de mudas de espécies vegetais, especialmente árvores e hortaliças. Este curso oferecido pela Escola Municipal de Jardinagem busca apresentar conceitos básicos de Botânica, com aprofundamentos na morfologia da flor, fruto, sementes e plântulas, fisiologia da germinação, armazenamento, noções de melhoramento genético, técnicas de coleta, beneficiamento de frutos e sementes, armazenamento e semeadura, exemplificando a produção de algumas espécies vegetais.

 

Conteúdo Programático

Histórico do desenvolvimento da Humanidade, invenção e desenvolvimento da agricultura, diversidade vegetal, morfologia da flor, do fruto, da semente, da plântula, fisiologia de frutos, sementes e germinação, dispersão, armazenamento de sementes, noções básicas de melhoramento genético, legislaçação de sementes e mudas, biossegurança, sementes na alimentação.

Referência Bibliográfica

Lacerda, L. Jardim de Polinizadores. Editora Blucher, 2022; 

Carvalho e Nakagawa 2000 Livro Sementes

Extração e Beneficiamento de Sementes Florestais Nativas

Guia para a gemrinação de 100 especies nativas.

 

Facilitação

Linda Lacerda da Siva

Bióloga pela UERJ, com Mestrado em Ciências Agrárias (UFV) e Doutorado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de mais de 30 anos em Botânica e Jardinagem, e de 12 anos com manejo de animais silvestres com ênfase na conservação do bugio-ruivo (Alouatta clamitans ) em cativeiro e vida livre. Professora e coordenadora de cursos na Escola Municipal de jardinagem.

 

Ana Maria Brischi

Bióloga e Professora com Mestrado em Biologia Vegetal (UNESP – Rio Claro). Tem experiência de 12 anos na produção de mudas e de 12 anos no manejo e conservação de animais silvestres, com ênfase no estudo das Interações Fauna-Flora. 

Thiago Beloni

Engenheiro Agrônomo pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” / Universidade de São Paulo. Trabalhou em diversos setores da Prefeitura de São Paulo.Atualmente compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem / UMAPAZ.

Brigitte Baum

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA em projetos e obras de reforma, adaptação à acessibilidade e instalação de brinquedos infantis nos parques municipais. Desde 2015, é professora nos cursos da Escola Municipal de Jardinagem: Recursos Paisagísticos, Sementes: biologia, jardinagem e folclore e Horta. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva e participou da implantação dos canteiros sintrópicos na UMAPAZ. 


 

Coordenação

Linda Lacerda da Silva

Ana Maria Brischi

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Pessoas interessadas.

Vagas: 60.

Dias: 11/03; 13/03; 18/03; 20/03; 25/03; 27/03; 01/04; 03/04; 08/04; 10/04; 15/04; 17/04; 22/04 e 24/04.

Horário : 14h às 16h.

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Inscrições em 19/2/2024 às 10h.

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •