CONVERSA COM... Dom João Baptista Barbosa Neto & OSB Sandra Marina Witkowski - O Tempero de Deus: A Espiritualidade da Refeição

topo

CONVERSA COM... Dom João Baptista Barbosa Neto & OSB Sandra Marina Witkowski -
O Tempero de Deus: A Espiritualidade da Refeição

Dia: 13 de março, quarta-feira
Horário: 14h às 16h.

Descrição

Ao som de boa música e num ambiente intimista especialmente preparado, os convidados são recebidos com água aromatizada e chá - preparados com ervas frescas, colhidas em nosso Campo Experimental...
E então apresentam seus trabalhos - relacionados com o Meio Ambiente, Sustentabilidade, Paisagismo e Arte - interagindo com o público participante.

Neste encontro iremos conversar com o monge beneditino do Mosteiro de São Bento de São Paulo, Dom João Baptista Barbosa Neto e com a Oblata Secular Sandra Marina Witkowski, autores do livro “Cozinhe com os Monges” (Editora Planeta, 2018).
Um momento para refletirmos sobre o equilíbrio alimentar e a espiritualidade presente durante as refeições...

“Na longa tradição da Igreja, muitos monges moldaram a humanidade em diversas áreas do conhecimento humano. Seja na agricultura, ciência, cultura, educação, música, artes, no campo teológico e filosófico, a vida monástica deixou marcas na evolução da civilização.
Também os hábitos alimentares foram grandemente influenciados pelos monges. Na vivência da oração e do trabalho diário, muitas cozinhas monásticas criaram receitas e bebidas. Um bom exemplo é do monge beneditino, Dom Pérignon que contribuiu para o desenvolvimento de uma bebida que rompeu séculos e agrada a muitos: a champanhe.” (fonte: https://pt.aleteia.org/2018/04/23/do-mosteiro-para-a-sua-mesa/ )
 

Facilitação

DOM JOÃO BAPTISTA BARBOSA NETO
Alagoano, João Baptista Barbosa Neto é monge beneditino desde 2008. Escritor, atualmente é bibliotecário do Mosteiro de São Bento SP. Seu trabalho intelectual extramuros é fundamental para a missão do beneditino, pois para evangelizar e servir é necessário atravessar portas e ultrapassar muros. Entre suas obras, COZINHE COM OS MONGES, As tradicionais receitas do Mosteiro de São Bento.

SANDRA MARINA WITKOWSKI
É escritora, palestrante, coordenadora de exposições, brinquedista voluntária (Instituto da Criança do Hospital das Clínicas) e musicoterapeuta. Formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia São Bento SP, com Especialização em Medicina Comportamental (UNIFESP). É a idealizadora do Projeto Tocando a Vida com Leveza.

 

Coordenação

HELENA QUINTANA MINCHIN, Arquiteta Urbanista.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    

 

Sobre

Público: Interessados.

Vagas: 50.

Dia(s): 13 de Março, quarta-feira

Horário: 14h às 16h

Local: Sede da UMAPAZ

Endereço: Av. Quarto Centenário, 1268

Pedestres: Portão 7A

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul)

Inscrições encerradas

 

Como chegar na UMAPAZ

 

Confira nossas redes socias

 

  •