Oficina: Identificação, cultivo e degustação de Plantas Alimenticias Não Convencionais - PANC

 

topo

Oficina: Identificação, cultivo e degustação de Plantas Alimenticias Não Convencionais - PANC
 

Dias: 21/09/2023 ; quinta-feira
Horário: 9h às 12h30

As inscrições terão início às 05/09 às 10h.

 

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Descrição

A oficina tem por objetivo conceituar, identificar e apresentar técnicas de cultivo das Plantas Alimentícias Não convencionais - PANC, revelando que muitas delas ocorrem espontaneamente em nossos quintais, hortas e jardins, são resistentes e fáceis de cultivar . No final da atividade, os participantes terão oportunidade de degustar algumas dessas plantas, em diferentes preparações. Essa oficina integra o conjunto de atividades da Virada Sustentável de 2023. Sugerimos que os participantes venham com roupas confortáveis e tragam a sua caneca. Comidinhas e bebidas serão bem-vindas para o lanche comunitário.


Referência Bibliográfica

BADUE, A.F.B. & RANIERI, G.R. Guia prático de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) para escolas. São Paulo (SP): Instituto Kairós, 2018. 60p. KINUPP, V. F. & LORENZI, H. Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC) no Brasil: Guia de identificação, aspectos nutricionais e receitas ilustradas. Nova Odessa: Instituto Plantarum, 2014. 768p. MADEIRA, N.R. et al. Manual de Produção de Hortaliças Tradicionais. Brasília, DF: EMBRAPA, 2013. 156p.

Facilitação

Adão Luiz Castanheiro Martins

Engenheiro Agrônomo pela ESALQ/USP. Especialização em Controle Ambiental pela FSP/USP. Mestrado em Agricultura Tropical e Subtropical pelo IAC. Engenheiro Agrônomo na PMSP desde 1991. Compõe o quadro técnico da Escola Municipal de Jardinagem/EMJ desde 2004. Diretor de 2017 a 2020.

Brigitte Baum

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, com Especialização em Planejamento Turístico pelo SENAC/CEATEL. Atuou por 10 anos em DEPAVE 1 - Divisão de Projetos e Obras da SVMA em projetos e obras de reforma, adaptação à acessibilidade e instalação de brinquedos infantis nos parques municipais. Desde 2015, é professora nos cursos da Escola Municipal de Jardinagem: Recursos Paisagísticos, Sementes: biologia, jardinagem e folclore e Horta. Praticante de permacultura e agrofloresta, implantou o Jardim de Chuva e participou da implantação dos canteiros sintrópicos na UMAPAZ. 

Mirian Mayumi Okada

Graduação em Serviço Social pela UNESP Franca-SP. Especialização em Educação Ambiental-FSP/USP. Coordenadora do Projeto A Prática do Diálogo para o fortalecimento das Redes de Convivência da UMAPAZ.


 

Coordenação

Adão Luiz Castanheiro Martins

Brigitte Baum

Mirian Mayumi Okada

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Sobre

Público: Público em geral, interessado no tema

Vagas: 40

Dias: 21/09/2023

Horário : 9h às 12h30

Local:  CEA - UMAPAZ

Endereço : Av. Quarto Centenário, 1268 - Portão 7A

Parceria: Parceria entre EMJ e DFEPAZ

Inscrições: Abertura das inscrições em 05/09 às 10h.

Inscrições encerradas. Vagas esgotadas.

Mapa para CEA - UMAPAZ

   

Confira nossas redes socias

  •