VIRADA CULTURAL E DIA INTERNACIONAL da LUZ (Parque do Carmo)

topo

VIRADA CULTURAL E DIA INTERNACIONAL da LUZ (Parque do Carmo)

Dia: 18 de maio de 2019, domingo
Horário: Diversos

Descrição

Há 100 anos a cidade de Sobral-CE entrou para a história da Ciência mundial, recebendo uma comitiva de cientistas com a finalidade de observar e fotografar o eclipse total do Sol, para verificar o desvio da luz de uma estrela devido a massa do Sol, o que seria uma evidência a favor da Teoria da Relatividade Geral proposta por Albert Einstein." Esse mesmo eclipse foi também observado das Ilhas Príncipe, na África.
Com o sucesso alcançado no Ano Internacional da Luz em 2015, a Unesco proclamou o 16 de maio, como sendo o Dia Internacional da Luz. Essa data foi escolhida por ser o dia em que ocorreu a primeira emissão de raios laser, em 1960. Os Planetários de São Paulo em parceria com o grupo Arte e Ciência (IFUSP) e OSA & SPIE São Paulo Student Chapter, realizarão um evento comemorativo nos dias 18 e 19 de maio de 2019, com o apoio da USP, IFT, UFABC e SBF, seguindo a programação anexa. Este evento servirá para divulgar o papel importante da luz e suas tecnologias nas vidas dos cidadãos em áreas tão diversas como a ciência, cultura, arte, educação, e com aplicações importantes na medicina, comunicações e energia.

Programação 18/5 (sábado) 

 

13h Sessão de Cúpula: Janela Mágica
Sobre: Em uma visita a um centro espacial, o garoto Joãozinho e seu cãozinho Thor embarcam por acidente em uma missão espacial, rumo ao Telescópio Espacial Hubble. Nessa aventura, o Astronauta Lopes ensina várias coisas sobre as estrelas, as constelações e muito mais.
Faixa etária: Indicada para crianças de 5 a 12 anos.
Duração: 40 minutos.
Local: Sala de projeção do Planetário do Carmo
Ingressos: na bilheteria do Planetário ou  aqui


13h40 Observação Solar
Sobre: Qual a cor do Sol? Tem certeza que sabe a resposta? Já viu uma mancha solar? Experimente observar o Sol usando um telescópio e um "sunspotter" de maneira totalmente segura. A atividade depende de boas condições meteorológicas para acontecer.
Vagas: Livre
Público: Atividade não indicada para crianças abaixo de 5 anos.
Local: Na Rosa dos Ventos em frente ao Planetário
Inscrições: A atividade é aberta sem necessidade de inscrição.


15h Sessão de Cúpula: Planetas do Universo
Sobre: Astrônomos já encontraram mais de 3 mil planetas ao redor de outras estrelas. Alguns desses mundos poderiam abrigar vida? Estaríamos sozinhos no Universo? A possibilidade de vida fora da Terra continua uma hipótese difícil de comprovar, dadas as enormes distâncias que nos separam desses planetas. Até agora, as descobertas mais recentes sobre os planetas fora do Sistema Solar só reforçam o quão única é a Terra. Uma oportunidade para refletirmos sobre nosso papel na preservação do planeta para as futuras gerações.
Faixa etária: Recomendada para o público geral a partir de 5 anos
Duração: 50 minutos
Local: Sala de projeção do Planetário do Carmo
Ingressos:  na bilheteria do Planetário ou aqui


17h Sessão Especial: Explorando o universo escuro com telescópio BINGO
Sobre: Um dos grandes mistérios da astronomia moderna, a parte escura do Universo, têm a possibilidade de ser investigada a partir de terras brasileiras. Na Serra do Urubu, próximo ao município de Aguiar, na Paraíba, está sendo construído o telescópio BINGO (sigla para Baryon Acoustic Oscillations in Neutral Gas Observations), um projeto internacional, que inclui pesquisadores do Brasil, Arábia Saudita, Suíça, Reino Unido e Uruguai. Esse telescópio permitirá obter informações sobre o chamado “setor escuro” (representado por matéria e energia escuras) a partir de medidas da distribuição do átomo de hidrogênio neutro no Universo.
Apresentador: Carlos Alexandre Wuenche (INPE)
Local: Sala de projeção do Planetário do Carmo
Ingressos: Evento gratuito, mas requer retirada de ingressos. Haverá distribuição online pelo site Ticket Fácil e também uma cota reservada a ser retirada na bilheteria. Distribuição na bilheteria terá início uma hora antes do evento.


18h30 Sarau Musical: Um passeio pelas cordas brasileiras
Sobre: Entre sessões, aprecie a agradável música interpretada pelo duo formado por Carlos Alexandre Wuenche e Tô Mendes. O projeto "Um passeio pelas cordas brasileiras" apresenta um panorama da música instrumental brasileira desde sua caracterização a partir de meados do séc. XIX, período do surgimento do choro, até os anos 2000, através dos timbres e sons dos instrumentos de cordas realçados pelos arranjos originais da Conversa de Cordas Duo.

O repertório consiste em 15 músicas selecionadas após pesquisa sobre a obra dos inúmeros instrumentistas fantásticos que o Brasil produziu. Bandolinistas, cavaquinistas, violonistas e violeiros estarão contemplados na seleção do repertório, nas figuras de Mário Álvares (1876-1909), Heitor Villa-Lobos (1887-1959), Canhoto (Américo Jacomino, 1889-1928), João Pernambuco (João Teixeira Guimarães, 1883-1947), Francisco Mignone (1897-1986), Garoto (Aníbal A. Sardinha, 1915-1955), Jacob do Bandolim (Jacob Pick Bittencourt, 1918-1969), Dilermando Reis (1916-1977), Waldir Azevedo, (1923-1980), Luiz Bonfá (1922-2001), Baden Powell (Baden Powell de Aquino, 1937-2000), Toquinho (Antonio Pecci Filho, 1942- ), Paulinho da Viola (Paulo César Batista de Faria, 1942- ), Gedeão da Viola (Gedeão Nogueira, 1945-2005), Sérgio Assad (1952- ), Almir Sater (Almir Eduardo Melker Sater, 1956- )

O repertório escolhido pretende mostrar também que as tradições musicais brasileiras estão diretamente ligadas às escolas dos instrumentos de corda representativos no choro, samba, bossa nova e música rural, mostrando a construção de um idioma musical brasileiro. Para ajudar a traçar essa linha do tempo, foram escolhidos violões de diferentes tipos, cavaquinho, banjo e viola brasileira. Os concertos didáticos propostos duram cerca de 80 minutos e foram elaborados para um público alvo bastante diversificado, com intervenções didáticas sobre os instrumentos e o repertório.

O trabalho da Conversa de Cordas é resultado da experiência instrumental de Tô Mendes e Alexandre Wuensche, tanto na música erudita, enquanto violonistas, quanto no Choro. Neste repertório, serão utilizados violões de 6 e 8 cordas (nylon), violão dinâmico de 6 cordas, cavaquinho, banjo e viola brasileira.

Email: contato@conversadecordas.mus.br Residência: (12) 3949-2135
Site: www.conversadecordas.mus.br Alexandre (12) 99135-0808
Facebook e Instagram: Conversa de Cordas Tô: (19) 98142-8113

Músicos
 - Maria Antonieta Sachs Mendes - Cavaquinista (solista)
 - Carlos Alexandre Wuensche – Violonista e arranjador
Links para as redes sociais:
 - Facebook: https://www.facebook.com/conversa.de.cordas
 - Instagram: https://www.instagram.com/conversadecordas/?hl=pt-br
 - YouTube: Conversa de Cordas
https://www.youtube.com/channel/UCF5ront6NsND5Sr2SR9wUxQ

Responsáveis: Conversa de Cordas Duo
Local: Midiateca do Planetário do Carmo
Ingressos: A atividade é aberta, sem necessidade de inscrição.


20h Observação Noturna
Sobre: Nessa noite nossos telescópios no Planetário do Carmo apontarão para a Lua e para uma nebulosa muito especial, a Nebulosa de Órion, um grande berçário de estrelas. A atividade depende de boas condições meteorológicas para acontecer.
Vagas: Livre
Público: Atividade não indicada para crianças menores de 12 anos. Não haverá fila preferencial para crianças.
Local: Rosa dos ventos em frente ao Planetário do Carmo.
Ingressos: o controle de fila é organizado pela ordem de chegada. A atividade é livre e não necessita de inscrições.

 

 

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    

 

Sobre

Público: Interessados

Dias: 18 de maio de 2019, sábado

Local: Parque do Carmo

Endereço: Rua John Speers, 137, Itaquera (Parque do Carmo)
Entrada próxima ao ponto de ônibus. Estacionamento no local (gratuito)
Telefone: 11 2522 4669


 

Como chegar no Parque do Carmo

 

Confira nossas redes socias

 

  •