PREFEITURA DE SÃO PAULO

Projetos da DPU

24/05/2023 16h31

A Divisão de Projetos Urbanos (DPU) conduziu, no dia 10 de novembro de 2021, o webinário sobre infraestrutura verde e azul da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA). O evento foi aberto pelo Rodrigo Ravena, Chefe de Gabinete da SVMA, e conduzido pelos arquitetos Roselia Ikeda e Sun Alex, da Coordenação de Planejamento Ambiental. O Seminário foi dividido em três partes:

‘’Corpos ocultados: o caso dos córregos Aclimação, Pedra Azul e Cambuci’’, apresentado pelo arquiteto Vladimir Bartalini , professor livre docente e pesquisador do Laboratório Paisagem, Arte e Cultura – LABPARC, da FAU-USP;

‘’Drenagem urbana de São Paulo, com destaque para o Parque da Aclimação - manejo de águas pluviais, adaptação e controle de cheias’’, apresentado pelo Pedro Algodoal, engenheiro civil na Prefeitura de São Paulo entre 1983-2020, na Diretoria de Projetos de Drenagem da SIURB, e atualmente na SP Obras;

‘’Parque da Aclimação: desafios de projeto e gestão de um espaço público multifuncional’’, apresentado pela arquiteta Tamires de Oliveira, diretora da Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade da SVMA.

Para assistir ao webinário completo, clique no link à seguir: Webinário SVMA - Água na Cidade: Experiências e desafios em São Paulo

Os cadernos de diretrizes são instrumentos para subsidiar técnicos na contextualização e implantação de parques previstos no Quadro 7 do Plano Diretor Estratégico de 2014.
Partindo de uma análise global sobre a localização dos parques, os cadernos mostram o histórico, tipo de uso recomendado, políticas públicas que se sobrepõem no local, características geomorfológicas, análise urbana e atributos ambientais das futuras áreas verdes.

Parque Linear Água Podre, Subprefeitura Butantã;
O Parque Linear Água Podre é proposto pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) para a preservação das nascentes do Córrego Água Podre e reduzir os riscos ambientais. O parque linear possuirá caminhos, drenagem, abertura de vias no entorno, iluminação pública e espaços para atividades esportivas, científicas, pedagógicas e comunitárias. 



- Parque Linear Canivete, Subprefeitura Freguesia do Ó-Brasilândia;
Os Planos Diretores Estratégicos (PDE) do Município de São Paulo de 2002 e de 2014 definem parques lineares como intervenções urbanísticas associadas aos cursos d’água e integradas às ações de saneamento, drenagem, mobilidade, urbanização, conservação ambiental e paisagismo. Implantado em 2010, o Parque Linear Canivete é um exemplo de aplicação desses conceitos. 

Os técnicos da DPU apresentam o vídeo do Parque Linear Canivete, implantado em 2010 na Subprefeitura Freguesia do Ó – Brasilândia
 


- Parque Linear Cocaia; Subprefeitura Capela do Socorro;
O Núcleo Opção Brasil foi implantado entre 2010 e 2013, no âmbito do Programa de Mananciais da Secretaria da Habitação (SEHAB), em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA).
Anteriormente um sítio particular, a área foi adquirida pela SVMA para integrar a sequência de núcleos que compõem o Parque Linear Ribeirão Cocaia. 
 


- Parque Mata Sete Cruzes; Subprefeitura Cidade Tiradentes.
Localizada na Subprefeitura Cidade Tiradentes, extremo leste do município de São Paulo, divisa com o município de Ferraz de Vasconcelos, o Parque Mata Sete Cruzes foi concebido pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo – PDE 2014 para estabelecer limites da expansão urbana, proteger mananciais, remanescentes da Mata Atlântica e consolidar um contínuo de áreas verdes metropolitanas.  

 

 - Parque Linear Itapaiúna; Subprefeitura Campo Limpo
Situado na Subprefeitura Campo Limpo, o Parque Linear Itapaiúna tem o objetivo de preservar as margens e as áreas verdes ao longo do Córrego Itapaiúna. Para a viabilizar a implantação do Núcleo Nascentes, será aplicado o instrumento urbanístico Transferência de Direito de Construir – TDC em lotes privados que estão no perímetro desta área do parque linear.

- Parque Linear Ribeirão Perus; Subprefeitura Perus
Situado no nordeste do município, o Parque Linear Perus envolve a articulação das políticas setoriais da SVMA e SIURB para criar um parque de drenagem, atenuando as enchentes que ocorrem no centro de Perus. O Parque Linear Perus é uma estrutura multifuncional: preservação ambiental, área de lazer e infraestrutura de drenagem

Corredores ecológicos são previstos no Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (PLANPAVEL) como estratégia para criar conexões entre áreas verdes, permitindo o fluxo da fauna, promoção da biodiversidade e ampliação das áreas verdes na cidade. Atualmente, a DPU está elaborando as análises e as diretrizes para alguns dos corredores previstos pelo Plano.

Voltar a página anterior