Presidente do Comitê Organizador da C40 fala sobre preparação e expectativas do evento

Em entrevista, presidente do Comitê Organizador da C40 em São Paulo, Carlos Kendi Fukuhara, descreve todo o processo para produção deste megaevento internacional. Kendi ainda destaca quais são as expectativas dos encontros entre prefeitos e autoridades para o futuro da capital paulista

O Comitê Organizador da C40 foi composto por mais de 30 pessoas, entre outros colaboradores que respondem por vários temas divididos em setores para melhor organização do evento. O Comitê foi formado por decreto em 28 de outubro de 2010, envolvendo as secretarias de Relações Internacionais (coordenação), de Verde e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano (temário), de Comunicação e SPTuris (divulgação).

Pergunta: Quais as maiores dificuldades e os maiores desafios de se realizar um evento desse porte?
Carlos Kendi: A C40 é um dos encontros sobre meio ambiente mais importantes do mundo. São Paulo, após candidatar-se, recebeu o privilégio de sediá-lo e esta é a primeira vez que uma cidade da América Latina recebe tal evento. A grandeza da organização pede um trabalho em conjunto dos vários setores, devendo ser muito bem orquestrado pois geralmente esses setores se interrelacionam e dependem um do outro. As maiores dificuldades são as de comunicação, pois as pessoas necessitam falar uma com as outras.

P: A organização começou em 2009, após o anúncio de que São Paulo seria sede?
Kendi: Desde que soubemos da escolha, em 2009, em Seul, iniciamos um trabalho de planejamento, começando pela decisão da melhor data e local para a realização do evento.

P: O que a C40 representa para a cidade de São Paulo?
Kendi: A C40 é um avanço para a cidade no que tange à sua exposição internacional através de suas preocupações para com o meio ambiente. Esta é uma importante vitrine para os projetos bem sucedidos e as políticas de mitigação que a cidade realiza, além de representar uma relevante oportunidade para troca de experiências com outras megacidades.

P: Quais são as expectativas da cidade em relação ao evento?
Kendi: As expectativas são as melhores. Receberemos mais de 33 prefeitos do Brasil e de diversas cidades de todos os continentes, além de inúmeros convidados de todas as partes do mundo. Teremos ainda as presenças do ex-presidente Bill Clinton e do atual prefeito de Nova York, e presidente da Rede C40, Michael Bloomberg.

P: Como São Paulo espera influenciar as outras cidades brasileiras através da C40?
Kendi: Poderemos influenciar com nossas políticas bem sucedidas e com exemplos pioneiros, como foi a Lei da Cidade Limpa. Esta edição também inova com a inclusão de temas diferenciados, como a discussão das Mudanças Climáticas na Saúde Pública.

P: Qual a avaliação do Comitê com relação a tudo que está acontecendo em torno da C40?
Kendi: É uma oportunidade muito interessante para a Cidade de São Paulo e para a Prefeitura que recebeu com tanto orgulho tamanha responsabilidade. O Comitê tem trabalhado com afinco para que a 4ª edição da C40 seja a melhor e a mais bem organizada até hoje.