Sessões

Informações

1 DE JUNHO

Sessão #1 - Eficiência Energética em Construções Existentes
14:00 ~ 15:30

Esta sessão foi concebida para dar uma visão geral das opções de retrofit dentro da rede C40, porém com ênfase em mecanismos de financiamento e condutores de políticas.

Eficiência Energética em Construções Energéticas é um dos programas mais populares dentro da Rede de Cidades C40. Do ponto de vista tecnológico, diversas soluções já existem. No entanto, cidades devem explorar opções de implementação e mecanismos de financiamento necessários para realizar programas de retrofit e os mecanismos políticos que estimulem retrofit em construções privadas. Esta sessão foi concebida para dar uma visão geral das opções de retrofit dentro da rede C40, porém com ênfase em mecanismos de financiamento e condutores de políticas.

 

Sessão #2 - Corredores de Ônibus & Programas de Ônibus de Baixa-Emissão
14:00 ~ 15:30

Esta sessão irá avaliar o sistema de Corredores de Ônibus, frente a outras opções de investimento em transportes.

Sistemas de Corredores de Ônibus são soluções de trânsito com alta capacidade, baixo custo e de flexibilidade suficiente com melhoria da mobilidade e confiabilidade, reduzindo emissões em áreas urbanas. Enquanto algumas cidades da C40 possuem experiências bem-sucedidas com Corredores de ônibus, outras ainda estão começando a explorar esta abordagem. Esta sessão irá avaliar o sistema de Corredores de Ônibus, frente a outras opções de investimento em transportes, planejamento da infra-estrutura necessária e outras tecnologias alternativas de ônibus.

 

Sessão #3 - Arborização & Florestas Urbanas
14:00 ~ 15:30

Esta sessão irá explorar design de programa, financiamento e potenciais parcerias, assim como, a importância da preservação deste patrimônio.

Programas de Arborização Urbana oferecem muitos benefícios, desde a melhoria da qualidade de vida das comunidades, reduzindo os efeitos das ilhas de calor urbanas (e também economizando gastos de energia com resfriamento de ambientes), retardando o escoamento urbano, durante eventos de tempestades, proporcionando habitat para vida selvagem no espaço urbano e melhoria da qualidade do ar. Programas de arborização em cidades podem ser realizados e contar com diversas formas de parceria para implementação e manutenção. Esta sessão irá explorar design de programa, financiamento e potenciais parcerias, assim como, a importância da preservação deste patrimônio.

 

Sessão #4 - Gestão Integrada de Resíduos
14:00 ~ 15:30

Esta sessão examinará tanto elementos individuais, bem como abordagens coordenadas de programas bem sucedidos.

Campanhas de engajamento público no mundo inteiro enfatizam a importância dos 3R’s: reduzir, reutilizar e reciclar. Na prática, e na escala da cidade, programas de gestão integrada de resíduos incorporam estratégias de redução, programas de devolução, reciclagem e compostagem e, finalmente, eliminação e estão alvejando as taxas de desvio significativo (incluindo a abordagem de zero resíduo). Esta sessão examinará tanto elementos individuais, bem como abordagens coordenadas de programas bem sucedidos.


Sessão #5 - Novas Construções Sustentáveis
16:00 ~ 17:30

Esta sessão irá explorar as políticas e programas para enfrentar o impacto climático e de sustentabilidade das novas construções.

Diversas iniciativas bem-sucedidas de construções verdes foram lançadas pelas cidades da C40. Muitos desses programas tratam setores individuais da construção (p.e prédios municipais, prédios comerciais, escolas, etc.), outros estabelecem metas de conservação de recursos específicos (p.e economia de 25% da água, reutilização de 30% dos materiais, construções de zero emissão). Ao mesmo tempo, as cidades C40 ainda necessitam estabelecer uma abordagem abrangente para o novo desenvolvimento sustentável. Esta sessão irá explorar as políticas e programas para enfrentar o impacto climático e de sustentabilidade das novas construções, incluindo os códigos de construção, normas e incentivos para novos edifícios e empreendimentos.


Sessão #6 - Cidades Compactas
16:00 ~ 17:30

Esta sessão irá explorar diferentes abordagens para a compacidade, que evoluíram ao longo de muitos séculos.

Cidades Compactas permitem que se reduza a ocupação da terra, dando espaço para construções, uma variedade de oportunidades de fornecimento de infra-estrutura, incluindo soluções de transporte público eficiente e de baixo custo, além de outros sistemas de eficiência energética. Estes, por sua vez, permitem que os residentes e as empresas aproveitem a proximidade com espaços verdes e públicos de qualidade, bem como uma mistura social, econômica e cultural dos usos. Esta sessão irá explorar diferentes abordagens para a compacidade, que evoluíram ao longo de muitos séculos na Europa, e que foram concebidos para estar em algumas partes da América do Norte e Ásia, bem como abordagens emergentes em outras regiões.


Sessão #7 - Engajamento Público
16:00 ~ 17:30

Esta sessão irá explorar o estado atual das pesquisas de mercado que podem ajudar a informar essas campanhas, campanhas inovadoras já em curso, e áreas para oportunidades futuras.

Há um reconhecimento crescente de que o aquecimento global não é apenas um problema para as gerações futuras, assim como não se trata de uma questão que os governos das cidades podem resolver sozinhos. Reconhecendo a importância da ação individual, as cidades estão lançando campanhas de engajamento público, que visa incentivar os residentes, empresas e organizações da comunidade para participar de soluções climáticas. Esta sessão irá explorar o estado atual das pesquisas de mercado que podem ajudar a informar essas campanhas, campanhas inovadoras já em curso, e áreas para oportunidades futuras.

 

Sessão #8 - Energia Renovável para o Ambiente Urbano
16:00 ~ 17:30

 

2 DE JUNHO

Sessão #9 - Distribuição Distrital de Calor, Frio e Energia
13:15 ~ 14:45

Este painel irá explorar opções para estabelecer uma operação para sistemas de energia distrital para aquecimento e refrigeração do espaço.

Energia distrital é um sistema de energia compartilhada que pode providenciar aquecimento e refrigeração para um grupo de prédios, operações industriais, ou, em alguns casos, para um ou um maior, uso misto de vizinhos dentro de uma cidade. Em geral, sistemas de energia distrital são mais eficientes do que o aquecimento ou refrigeração de prédios individuais, resultando numa diminuição na emissão de gás a efeito estufa. Este painel irá explorar opções para estabelecer uma operação para sistemas de energia distrital para aquecimento e refrigeração do espaço, para tri-geração sendo um componente importante do planejamento comunitário sustentável de energia.

 

Sessão #10 - Infraestrutura para Bicicletas e Programas Municipais de Ciclovias
13:15 ~ 14:45

Esta sessão abordará as políticas e opções de financiamento em infra-estrutura de ciclovias públicas ou aluguel de bicicletas.

Ciclismo proporciona uma alternativa limpa como veículo de transporte. As cidades C40 adotaram diferentes abordagens para incitar o ciclismo em centros urbanos, mesmo se os programas melhores sucedidos incorporam um nível de planejamento, investimento na infra-estrutura e ciclovias públicas ou aluguel de bicicletas. Esta sessão abordará as políticas e opções de financiamento.


Sessão #11 - Adaptação & Vulnerabilidade (Assista ao vivo)
13:15 ~ 14:45

Este painel analisará a forma de avaliar e analisar a vulnerabilidade da cidade às alterações climáticas.

Como os efeitos devastadores de grandes perturbações climáticas são sentidas em locais cada vez mais em todo o mundo, as cidades estão na vanguarda da resposta e adaptação às incertezas do clima e seus impactos associados. Os impactos negativos são sentidos de forma muito desigual entre as regiões dentro das cidades.

Áreas mais pobres e as populações estão particularmente em risco mais elevado de um clima em mudança de impactos diretos, como inundações, secas e furacões e de acompanhamento dos impactos, como perda de casa e sustento, bem como doenças e agitação social.

Este painel analisará a forma de avaliar e analisar a vulnerabilidade da cidade às alterações climáticas, tendo em conta as populações e os recursos em risco e as ferramentas agora disponíveis para avaliar e ajudar a formar uma resposta aos múltiplos perigos colocados pelas alterações climáticas.

 

Session #12 - Captura de Gás em Aterros Sanitários e Geração de Energia
13:15 ~ 14:45

Esta sessão sublinhará a experiência das cidades que obtiveram sucesso gerando energia proveniente de gás residual.

A maioria das cidades C40 possuem aterros novos e/ou antigos para eliminação de resíduos. Em alguns casos, as cidades incorporaram um sistema de captura do gás emanado do aterro para geração de energia. Outras, particularmente aquelas com aterros mais antigos, podem utilizar um tipo mais antigo de tecnologia e podem emanar gás metano em excesso ao invés de capturá-lo e gerar energia. Esta sessão sublinhará a experiência das cidades que obtiveram sucesso gerando energia proveniente de gás residual, e identificará potenciais áreas de colaboração para aquelas interessadas em implementar programas semelhantes.
 

Sessão #13 - Estratégias para Cidades Inteligentes
15:00 ~ 16:30

Esta sessão explorará de que maneira soluções inteligentes podem levar a reduções relevantes na emissão a partir da informação aos cidadãos.

vanços significativos no âmbito da informação e tecnologias de comunicação (ICT) agora fazem do ICT um instrumento potencialmente significativo que cidades podem utilizar para gerenciar recursos com mais eficiência e prover informação aos cidadãos para que compreendam melhor os custos financeiros e ambientais de seu próprio consumo. Cidades inteligentes permitem autoridades de criarem novos serviços e melhorar aqueles já existentes coletando e analisando informações sobre infra-estruturas essenciais (energia, água, transporte, saúde, comunidade local). Esta sessão explorará de que maneira soluções inteligentes podem levar a reduções relevantes na emissão na medida em que exportar informação e otimizar a transferência de serviços essenciais.


Sessão #14 - Táxis Verdes
15:00 ~ 16:30

Esta sessão irá considerar a possibilidade de normas comuns quanto às emissões e/ou desafios das indústrias para aquisição de táxis ecológicos.

Táxis desempenham um papel importante em nossas cidades. Programas de Táxi Ecológico incentivam ou necessitam combustível eficiente ou veículos a base de combustível alternativo são uma opção para reduzir as emissões provenientes do transporte. As cidades compram, autorizam ou regulam milhares de táxis anualmente, mas em muitos casos esses veículos são comprados num mercado limitado. Além do regulamento e incentivo baseados para programas de Táxi Ecológico, esta sessão irá considerar a possibilidade de normas comuns quanto às emissões e/ou desafios das indústrias para aquisição de táxis ecológicos.

 

Sessão #15 - Investimentos para Indústria Verde
15:00 ~ 16:30

Algumas cidades do C40 tem produzido crescimento ecologicamente sustentável por meio do apoio a zonas ecológicas ou centros industriais ecológicos dentro ou cerca de áreas urbanas.

De modo a encorajar o desenvolvimento e estabelecimento de indústrias ecológicas nas cidades, oferece perspectivas de melhoramento das atividades econômicas locais, desenvolvimento de trabalhos ecológicos e redução geral de gases de efeito estufa através da substituição de antigas tecnologias poluidoras por tecnologias mais novas, ecológicas e inovadoras. Algumas cidades do C40 tem produzido crescimento ecologicamente sustentável por meio do apoio a zonas ecológicas ou centros industriais ecológicos dentro ou cerca de áreas urbanas. Este painel vai avaliar como uma cidade determina sua própria estratégia para o crescimento ecológico incluindo o estabelecimento de prioridades, assim como a implementação de estratégias e políticas para atrair e manter indústrias e serviços ecológicos.
 

Sessão #16 - Drenagem Urbana e Adaptação
15:00 ~ 16:30

Esta sessão irá explorar os desafios da drenagem urbana nas cidades e apresentar como investimentos não tradicionais de infra-estrutura podem ser aplicados.

As mudanças climáticas trazem consigo o desafio de administrar diferentes níveis de chuva e temporais nas nossas cidades. Como as cidades consideram de grande importância investimentos locais para dar vazão aos grandes volumes de água em enchentes, alternativas à tradicional infra-estrutura impermeável estão sendo consideradas. A infra-estrutura ecológica emprega estratégias como as coberturas verdes, alargamento de coroas de árvores, pavimentos permeáveis e canaletas para capturar e reter água de modo a manter e restaurar sistemas naturais. Esta sessão irá explorar os desafios da drenagem urbana nas cidades e apresentar como investimentos não tradicionais de infra-estrutura podem ser aplicados.