Gilberto Kassab, Michael Bloomberg, Bill Clinton e Robert Zoellick abrem a C40 no WTC

A cerimônia de abertura da C40 São Paulo Summit, na manhã desta quarta-feira, 01, no Sheraton WTC Hotel, contou com a presença dos prefeitos Gilberto Kassab, de São Paulo, e Michael Bloomberg, de Nova York, o presidente do Banco Mundial, e Robert Zoellick. Para finalizar o ato, Bloomberg e Zoellick assinaram um protocolo de intenções entre o Banco Mundial e a Rede C40

O prefeito Kassab falou sobre os problemas das grandes cidades, como carência de transporte e as questões sociais. O representante da capital paulista também afirmou que para resolver os problemas, é preciso ir além do trabalho. “Além de trabalhar duro, precisamos aumentar a voz para que os governantes maiores levem nossas necessidades para as próximas conferências.”

Kassab também elogiou o mandato que Michael Bloomberg está fazendo na presidência da C40. “Ele renovou a C40, reforçou a parceria com a Fundação Clinton e formou uma equipe técnica muito competente”.

Michael Bloomberg, por sua vez, comparou São Paulo com Nova York, duas megacidades que “nunca dormem”. O prefeito americano também reforçou a parceria com a Fundação Clinton e afirmou que hoje, a instituição e a C40 são integradas. Bloomberg fez uma provocação a todos os presentes. “A pergunta é: o que estamos fazendo agora? Mas o mais importante é o que temos o poder de fazer”.

Já o presidente do Banco Mundial falou sobre como os problemas ambientais custam caro para as cidades e como isso prejudica o desenvolvimento delas. Mas ele ressaltou o trabalho que São Paulo vem desenvolvendo para a redução de emissão de carbono. “Quero agradecer o prefeito Kassab por receber a C40. A cidade escolhida não poderia ser mais apropriada, por toda a preocupação com as emissões de carbono.”