Cúpula de Prefeitos da Rede C40 – 2011

6 de dezembro de 2010

C40 São Paulo Summit – 2011

São Paulo sedia de 31 de maio a 02 de junho de 2011 a “Cúpula de Prefeitos da C40”. A rede C40 reúne os prefeitos das 40 maiores cidades do mundo para o combate às mudanças climáticas. As cidades têm um papel central na luta contra o aquecimento global. Elas consomem mais de dois terços da energia mundial e são responsáveis por mais de 70 por cento da emissão global de gases do efeito estufa. Criada em Londres, em 2005, pelo então prefeito Ken Livingstone, a C40 se transformou num eficaz fórum de discussão e troca de informações para o trabalho conjunto das cidades.

História do C40

Em outubro de 2005, representantes de metrópoles mundiais se reuniram em Londres para discutir a união de forças em prol do combate ao aquecimento global. Com a necessidade de ampliar a cooperação para reduzir as emissões de gases do efeito estufa, os representantes se comprometeram a desenvolver ações conjuntas.
As cidades participantes se dispuseram a firmar acordos, criar políticas e implementar projetos que incentivem a busca de novas tecnologias e energias alternativas que ajudem a combater as mudanças climáticas.
Desde então, a cada dois anos, o grupo de prefeitos se reúne para apresentar os avanços e discutir o futuro das ações contra o aquecimento global. A segunda cúpula foi realizada no mês de maio de 2007, em Nova York; em maio de 2009, foi em Seul; e em 2011, será a vez de São Paulo sediar o evento.

C40 e a Fundação Clinton

Em 2006, a rede C40 e a Iniciativa Climática Clinton (“Clinton Climate Initiative - CCI”) firmaram uma parceria que reforçou ainda mais o papel das cidades na luta contra as mudanças climáticas. Liderada pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, a CCI trabalha para diminuir as principais causas do efeito estufa. Pelo acordo, as cidades contam com apoio para implantar ações e projetos que resultem na redução das emissões de gases poluentes e no aumento da eficiência energética. Esta parceria busca facilitar o acesso a investimentos e o apoio a projetos em países em desenvolvimento.
O Comitê Diretor da C40 é formado por São Paulo, Nova Delhi, Berlim, Johanesburgo, Londres, Los Angeles, Nova York, Toronto e Tóquio. Além das 40 cidades-membros, a rede C40 possui ainda outras 19 cidades afiliadas.