Operação Urbana estima gerar até 90 mil empregos na região do Rio Tamanduateí

Preservação de áreas industriais e logísticas, requalificação de centralidades locais e incentivo à economia criativa são objetivos da Operação Urbana Bairros do Tamanduateí


A Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí (OUCBT) prevê gerar até 90 mil empregos nos bairros do Cambuci, Mooca, Ipiranga, Vila Carioca e Vila Prudente nos próximos 20 anos. Por essa projeção, o território teria um aumento de 40% dos postos de trabalho, passando das atuais 223 mil para 313 mil vagas.

A área da Operação Urbana tem seu processo de formação associado à passagem da Estrada de Ferro Santos-Jundiaí, no fim do século XIX, e à abertura da Via Anchieta, em meados do século XX. É considerada estratégica devido a sua posição no eixo de conexão do centro de São Paulo com os municípios do ABC e a Baixada Santista.

Para alavancar o desenvolvimento econômico da região, são objetivos do plano urbanístico preservar as áreas industriais e logísticas existentes, requalificar corredores comerciais que concentram os serviços dos bairros e impulsionar atividades ligadas à economia criativa em edificações de patrimônio fabril.

Neste sentido, a Operação Urbana busca, através da proposição de parâmetros urbanísticos específicos, favorecer a permanência das indústrias do Setor Henry Ford, área que concentra um parque industrial ativo devido a investimentos realizados por décadas, à ferrovia que transporta a matéria-prima até os galpões de produção e ao anel viário que conecta a região a todas as rodovias que chegam a São Paulo.

No setor “Vila Carioca”, a instalação de indústrias foi retomada, na última década, aquecendo o mercado de trabalho local. O Município propõe a implantação de uma plataforma logística no terreno onde hoje opera um porto de areia, de propriedade da União, capaz de abrigar e organizar as cargas que circulam pelo bairro. O objetivo é contribuir para ampliar a oferta de empregos na região.

Economia criativa é um termo utilizado para modelos de negócio que têm como origem atividades, produtos e serviços desenvolvidos a partir do conhecimento e criatividade. São exemplos trabalhos relacionados à cultura, moda, design, música e artesanato. A geração de empregos ligados à economia criativa é justamente o que deseja a Prefeitura para o bairro da Mooca. O Município propõe adquirir, restaurar e reconverter o uso de três imóveis tombados para abrigar serviços da modalidade. São eles: a antiga fábrica da Companhia Antarctica Paulista, na Avenida Presidente Wilson; a Tecelagem Labor, na Rua da Mooca, e as Oficinas Casas Vanorden, na Rua Borges de Figueiredo.

Vale destacar ainda a estratégia do plano urbanístico de incentivar os usos mistos (residências com comércios no térreo) em corredores de centralidade que percorrem toda a região da Operação Urbana, a fim de aproximar emprego e moradia. Para esses locais, o objetivo também é contribuir para o incremento das atividades de comércio e serviços já existentes.

 

Operação Urbana Consorciada Bairros do Tamanduateí

A nova Operação Urbana de São Paulo está em vigor desde 11 de janeiro deste ano. Instituída por meio da Lei 18.079/2024, a OUCBT propõe uma série de ações para o desenvolvimento econômico, urbanístico e social dos bairros de Cambuci, Mooca, Ipiranga, Vila Carioca e Vila Prudente.

As obras previstas na Operação Urbana Bairros do Tamanduateí serão viabilizadas com recursos arrecadados em leilão de Certificados de Potencial Adicional de Construção (CEPACs) e oriundos de outras fontes. A Operação Urbana terá vigência de 20 anos.

Para acompanhar a implantação de todas essas obras, será instituído um Grupo de Gestão. A coordenação será da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), com apoio da SP Urbanismo, e a participação de órgãos e entidades da administração municipal e da sociedade civil.

Saiba mais sobre a Operação Urbana

Saiba mais sobre as ações de mobilidade propostas pela Operação Urbana

Saiba mais sobre as ações de habitação propostas pela Operação Urbana

Saiba mais sobre as ações ambientais propostas pela Operação Urbana

  

 

Texto: ASCOM