Retrospectiva 2023: SP Urbanismo e SMUL avançam no planejamento de uma cidade para pedestres

Dois projetos já se tornaram realidade e foram implantados neste ano: o Programa Ruas Abertas Liberdade e o espaço de lazer Belvedere Roosevelt

 

Estimular a mobilidade ativa de maneira segura para a população, com prioridade para os deslocamentos a pé, é objetivo da Prefeitura de São Paulo. Em 2023, a SP Urbanismo e a Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) contribuíram para essa meta ao avançarem no desenvolvimento de uma série de propostas que privilegiam os pedestres.

Alguns desses projetos já se transformaram em ações. Desde outubro, através do Programa Ruas Abertas Liberdade, quatro vias públicas deste bairro tradicional do centro são abertas exclusivamente aos pedestres aos domingos e feriados, em horários específicos. Outro projeto de destaque é o Belvedere Roosevelt, implantado em setembro em uma área antes subutilizada e isolada da Praça Roosevelt. Hoje a população desfruta de um espaço com arquibancada para descanso, iluminação qualificada, novo piso, bicicletário e jardins de chuva.

Saiba mais abaixo sobre as propostas, projetos e ações em andamento na SP Urbanismo e SMUL!


Programa Ruas Abertas Liberdade
Em 1º de outubro de 2023, entrou em vigor o Programa Ruas Abertas Liberdade. Aos domingos e feriados, das 9h às 16h, quatro vias públicas deste tradicional bairro do centro da capital são abertas exclusivamente para a circulação de pedestres. São elas: Rua dos Estudantes (entre a Av. da Liberdade e Rua da Glória), Rua dos Aflitos, Rua Américo de Campos (trecho entre a Rua Galvão Bueno e a Rua da Glória) e Rua Galvão Bueno (trecho entre a Rua Américo de Campos e a Praça da Liberdade).


A iniciativa começou a ser planejada em abril de 2023. A SMUL realizou estudos para entender as dinâmicas do território e identificar os principais desafios para a implementação do projeto. Além disso, em parceria com a AdeSampa, conduziu processo participativo, que incluiu consulta pública on-line e duas audiências públicas, para aprimorar a proposta.
A segunda etapa do projeto, em desenvolvimento pela SMUL, prevê a execução de obras permanentes para ampliar espaços de permanência e lazer, fortalecer o comércio local e reduzir o impacto ambiental.


Clique aqui para saber mais

 


Belvedere Roosevelt
Em setembro de 2023, a população ganhou mais um local de lazer e convivência na região central: o Belvedere Roosevelt. Instalado em uma área antes subutilizada e isolada da Praça Roosevelt, após o cruzamento da Rua Augusta, o espaço público oferece a moradores e visitantes arquibancada para descanso, iluminação qualificada, novo piso, bicicletário e jardins de chuva.


O projeto de requalificação e a execução da obra foram iniciativas da São Paulo Urbanismo. A Subprefeitura da Sé é a responsável pela zeladoria do espaço.


Clique para saber mais

 

 
Bulevar do Rádio (Rua Leôncio de Carvalho)
A Prefeitura de São Paulo, o Sesc São Paulo e a Fundação Itaú/Itaú Cultural iniciaram no mês de agosto as obras de requalificação da Rua Leôncio de Carvalho, entre a Avenida Paulista e a Alameda Santos.


A proposta é criar em um trecho da via um calçadão exclusivo para pedestres e ciclistas. O nome do espaço é uma homenagem aos 100 anos da primeira transmissão radiofônica no Brasil.


Clique aqui para saber mais

 


Repensando Espaços Públicos - Alameda dos Guaiós
A proposta da iniciativa “Repensando Espaços Públicos – Alameda dos Guaiós”, elaborada pela SMUL, é debater com a população melhorias para a via, no trecho entre as Avenidas Itacira e Piassanguaba, bairro da Saúde, na subprefeitura Vila Mariana.


Entre 26 de outubro e 14 de novembro, a Prefeitura disponibilizou consulta pública on-line na plataforma Participe+ para ouvir a população sobre a proposta. No dia 6 de dezembro, o Município realizou audiência pública para apresentar uma análise sobre as melhorias sugeridas para a região.


Clique para saber mais

 


Repensando Espaços Públicos - Largo do Arouche
O objetivo do Município, por meio da iniciativa “Repensando Espaços Públicos - Largo do Arouche”, foi identificar com a população eventuais intervenções que possam ser executadas para resgatar a vocação da região com o envolvimento dos mais diversos grupos sociais e instituições que fazem uso desse território.


Entre 30 de junho e 21 de julho, a SMUL realizou uma consulta pública on-line para ouvir a população. As contribuições estão em fase de sistematização.


Clique aqui para saber mais

 

 
Eixo Histórico Santo Amaro
A SP Urbanismo está desenvolvendo um projeto de requalificação para uma área denominada como “Eixo Histórico de Santo Amaro”, na zona sul de São Paulo. O objetivo é melhorar a experiência dos pedestres, fortalecer o comércio local e valorizar o patrimônio cultural nesta região que abriga dez áreas tombadas, entre a Biblioteca Prestes Maia, Catedral de Santo Amaro e a Praça Salim Farah Maluf.


Clique aqui para saber mais

 


Territórios Educadores
Incentivar a mobilidade ativa de maneira segura para a população, especialmente para crianças, é objetivo da Prefeitura de São Paulo. Para fortalecer essa diretriz, a SMUL e a São Paulo Urbanismo estão desenvolvendo projetos para os chamados Territórios Educadores. A iniciativa prevê uma série de intervenções para melhorar a experiência de caminhar de adultos e de crianças de 0 a 6 anos (primeira infância) no entorno de escolas ou Centros Educacionais Unificados (CEUs).


Implantar dez projetos de Territórios Educadores na cidade é a Meta 42 do Programa de Metas 2021-2024 do Município.


Clique aqui para saber mais

 

Texto: ASCOM/SP Urbanismo