SP Urbanismo e C40 anunciam estudantes vencedores do Concurso Internacional "Students Reinventing Cities”

Os trabalhos escolhidos serão revelados no dia 31 de agosto, a partir das 10h, no auditório da Associação Comercial de São Paulo

A SP Urbanismo e a Rede Global C40 Cities, com o apoio da Associação Comercial de São Paulo, realizam no dia 31 de agosto, a partir das 10h, a cerimônia de anúncio dos estudantes vencedores do Concurso Internacional de Ideias "Students Reinventing Cities São Paulo". O evento será no auditório da Associação Comercial.

A cerimônia, reservada a convidados, terá transmissão on-line e poderá ser acompanhada pela população por meio da plataforma Zoom mediante inscrição (Clique aqui). O "Students Reinventing Cities São Paulo" conta também com o apoio da regional São Paulo da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-SP).

Para a edição de 2023, a C40 reuniu 12 cidades de diferentes continentes para o concurso: Amã, Barcelona, Chengdu, Durban, Freetown, Lisboa, Melbourne, Milão, Nova Orleans, Roma, Zhenjiang e São Paulo. Cada localidade indicou uma área de interesse para receber de estudantes de Arquitetura e Urbanismo ideias para sua recuperação ou transformação.

A capital paulista foi a única representante da América Latina e selecionou a Praça da Bandeira, na região central de São Paulo, para ser o objeto de intervenção do concurso. O desafio colocado aos participantes (estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Brasil e exterior) foi apresentar ideias para que esse espaço público pudesse se tornar um local agradável e seguro para a circulação de pedestres. A iniciativa também buscou ampliar as discussões em prol da requalificação do centro da cidade.

O maior propósito do "Students Reinventing Cities" é estimular e envolver a Academia no debate e desenvolvimento de soluções transformadoras e comprometidas com a sustentabilidade e o enfrentamento das mudanças climáticas para a requalificação de espaços urbanos. Trata-se, portanto, de um concurso de ideias.

Para a SP Urbanismo, a maior contribuição que a competição internacional pode dar à cidade de São Paulo é exaltar a importância da parceria entre poder público e universidades na construção de uma cidade plural.

"O planejamento urbano é uma ação que deve ser feita por meio de um processo de diálogo amplo e democrático com a sociedade. Toda iniciativa que estimule a parceria com a academia, entidades, iniciativa privada e população deve ser celebrada", afirmou o presidente da SP Urbanismo, Cesar Azevedo.

A Associação Comercial destaca também o incentivo a soluções inovadoras como algo sempre bem-vindo para uma região com a complexidade do centro de São Paulo.

“Uma região complexa como o centro da cidade de São Paulo exige articulações de diversos setores para o enfrentamento de seus cenários de degradação urbana. A ACSP tem trabalhado ativamente na reversão deste quadro e apoia iniciativas como esta que estimulam, discutem e propõem soluções inovadoras para retomada desta região a partir de um elemento fundamental: a melhoria e a requalificação de espaços públicos”, disse o presidente da ACSP, Roberto Mateus Ordine.


Praça da Bandeira

A Praça da Bandeira é um importante local de intersecção das Avenidas 9 de Julho e 23 de Maio. A área se caracteriza como um dos principais fluxos de deslocamento entre as zonas sul e norte da capital paulista, apresentando grande circulação de veículos, principalmente, por ter a maior parte de seu espaço destinada ao terminal de ônibus municipal, que tem o mesmo nome da praça.

Toda a região é cortada por viadutos que organizam o percurso nos cruzamentos e por passarelas de pedestres que conectam, sobretudo, o terminal às entradas da estação do metrô Anhangabaú. Destaca-se na região a passarela que liga o terminal ao Largo da Memória, local histórico do centro que abriga o primeiro monumento de São Paulo, o Obelisco do Piques.

O entorno da praça ainda concentra importantes equipamentos como o edifício da Câmara Municipal de São Paulo, o Centro Cultural Red Bull Station, o Shopping Light, o Vale do Anhangabaú e o Edifício Matarazzo, atual sede da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 
Serviço: Anúncio dos Vencedores do Concurso Internacional “Students Reinventing Cities São Paulo”

Data: 31 de agosto

Horário: a partir das 9 horas (cerimônia será iniciada às 10 horas)

Local: Auditório da Associação Comercial de São Paulo (Rua Boa Vista, 51, Centro)

Mais informações: (11) 3113-7764 ou imprensaspurbanismo@spurbanismo.sp.gov.br